segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

EFEMÉRIDES AÇORIANAS- FEVEREIRO (8)


Reclame do Depósito da Fábrica de Tabacos Micaelense, em Angra do Heroísmo.
Gravura da autoria do artista João Machado

1.2008- Ocorre o 1º Centenário do regicídio do então Chefe de Estado Português e do inditoso herdeiro do trono, a Real Associação da Ilha Terceira manda celebrar um Missa de sufrágio por Sua Majestade Dom Carlos, Rei de Portugal e seu filho S.A.R. o Príncipe da Beira Dom Luís Filipe.

2.1913- Abre o Cine Teatro Lagoense (Teatro Amaral) na Lagoa, ilha de S. Miguel.


4. 1952- É vendido á porta do lavrador na freguesia de S. Bartolomeu, concelho de Angra do Heroísmo, bananas a 4$00 o quilo.

5.1983- Tem início em Angra do Heroísmo os Campeonatos Açorianos de Judo.

6.1989- Estudantes e Professores do 10.º e 11º ano da Escola Secundária da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel durante a estada na ilha Terceira visitam o Liceu americano da Base das Lajes.

7. 1943- Realiza-se o juramento de Bandeira dos recrutas do D.B.I.I.17, aquartelado na Fortaleza de S. João Baptista (Castelo), em Angra do Heroísmo.

8.2008- Visita a Zona Vitivinícola dos Biscoitos, concelho de Praia da Vitória, nos Açores, Licínio Aniceto, Empresário, Enófilo, Jornalista e Editor da Revista BRANCO & TINTO, parte integrada do Jornal FRENTEOESTE que se publica em Torres Vedras.

9. 1934- A comissão administrativa da Junta Geral do Distrito de Angra do Heroísmo adquire por 401$00 o avião “Avro”, com o qual foi inaugurado o campo da Aviação da Achada. “Acabando os seus dias” no Liceu daquela cidade.

10.1989- Falece em Angra do Heroísmo Jaime Cruz, proprietário da Tipografia Moderna, à Rua de Santo Espírito, 28 a 36.

11.1981- O açoriano, natural da Praia da Vitória, toma posse como Provedor de Justiça. Foi eleito pela Assembleia da Republica no passado dia 3.

12. 1904 - Nasce em Angra do Heroísmo o poeta, escultor, desenhador, professor e cenógrafo  Francisco Coelho Maduro Dias.

13.1871- É editado na Ilha de S. Jorge o primeiro número do jornal “O Jorgense”.


15.1986- Forte vendaval, 240 Km /hora, assola a ilha Terceira causando prejuízos materiais. Na Base Aérea 4 nas Lajes os danos ultrapassaram o milhão e meio de dólares.

16. 1943- O Depósito da Fábrica de Tabacos Micaelense, à Rua da República (Rua da Sé), 152, em Angra do Heroísmo tem em montra as últimas novidades em charutos.

17.1988- É aposentado o ilustre terceirense Ricardo Jorge Machado Mendes da Rosa. Ingressou no funcionalismo pública em 1950 (Junta Autónoma dos Portos), fixou-se em Lisboa onde faz parte dos quadros da Caixa Geral de Depósitos em 1954. No ano imediato regressa a Angra do Heroísmo onde integra os quadros da CGD.

18.1934- A Empresa Foto-Cinema-Açores inaugura no Teatro Angrense o sonoro com o filme TABÚ em oito partes. O aparelho então instalado era Imperial Soud Sistem e foi montado pelo mecânico eletricista Albertino Diogo Ribeiro, que para o efeito feio de Lisboa. 

19.1933 Realiza-se na Praça de S. João, em Angra do Heroísmo, uma garraiada organizada por alguns alunos do Liceu.

20.2009- Jorge Miguel Meneses Azevedo, natural da ilha Terceira, finalista (licenciatura) em ciências agrárias (agronomia) - Universidade dos Açores – encontra-se na freguesia vinhateira dos Biscoitos - Região (De)marcada - a estudar os problemas fitossanitários das castas da “Verdelho dos Açores” e da “Terrantez da Terceira”.

21.1901- A cocheira, propriedade de Mateus Luís de Melo (Beata) à rua da Palha, em Angra do Heroísmo, encontra-se aberta tanto de dia como de noite, fazendo “preços de amigos”.

22.1943- É eleita a nova direcção da Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral de Angra do Heroísmo. Presidente- José de Paula Medina, Vice-Presidente – Luiz Machado da Costa, Secretário- Alberto Cunha Vasconcelos, Tesoureiro- João Toste de Freitas, Vogais- Manuel Machado Vieira, Raúl da Silva Neves e Francisco José Laureano.

23.2011- Primeiro dia da BTL com um o Pico de Honra, organizado pelo Turismo dos Açores.

24. 1989- A Comissão das Festas do Império de São Carlos está assim constituída: José Correia Berbereia, José Quinteiro, Ezequiel Barcelos, Carlos do Canto Brum, José Machado Silva, João Carlos Cota, Luís Elias Bretão, Luís Noronha Bretão, Bertinho Pacheco, Alberto Jorge Santos, Luís Cunha e João Bruges da Cruz.

25.1989- Começam na ilha Terceira as festividades do Império de S. Carlos, com um colóquio sobre as Festas do Espírito Santo. 

26.1984.- São investidos na dignidade de Monsenhores os Sacerdotes da Diocese d’Angra os membros do Cabido diocesano, Revendo Cónego José Lima do Amaral Mendonça, natural da Ilha do Pico e o Reverendo Cónego Dr. Caetano Tomás, natural da Ilha das Flores.

27.1988- Cai neve em força na ilha Graciosa, atingindo os 50cm de altura.

28.1920- Chega a Angra o núcleo que vem servir de base à organização da Companhia Mista da Guarda Nacional Republicana, sob o comando do capitão Albano Dias, composto por dois sargentos e onze praças de infantaria.


Fonte: Arquivos de José da Silva Maya, Álvaro de Castro Meneses, “Revista Ilha Terceira” e “Almanaque Açores”.

Sem comentários: