sábado, 9 de novembro de 2013

VIRAR A CASACA…

     
        Qual é a origem desta frase pitoresca?
Há quem opine que é devida ao costume dos antigos partidos usarem trajes de diversa cor. Este uso colocava os trânsfugas na necessidade de mudar de casaca ou vira-la se tinham tomado o expediente de a forrar com cor do partido contrário. 
Esta precaução, ao que se consta, não foi desprezada por Carlos Manuel I, duque de Saboia, cujo casaco, branco dum lado e vermelho do outro, lhe permitia tomar num momento ou a cor da França ou a da Espanha. Muitos autores atribuem-lhe a paternidade da locução. Outros pensaram que a prática de mudar assim de casaca era mais antiga. Atribuiu-se também a origem da frase ao tempo das guerras religiosas, época em que os soldados dos dois partidos tinham muitas ocasiões de empregar esta manobra passando-se dum campo para o outro.
     A casaca que então se virava era realmente uma peça de vestuário, inteiramente militar, uma espécie de cota d’armas, como se vê do seguinte, que se relaciona precisamente com o assunto:
    “ Era preciso vencer ou morrer, ou então despir a casaca, o que sucedia muitas vezes, ou para evitar más consequências d’um acontecimento sinistro, ou para evitar a vergonha e a infâmia duma vil acção”.
Virar a casaca diz-se hoje dos que mudam de partido, e é um género de sport muito apreciado cá na terra.  
A.S. 

Sem comentários: