quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Livro do Tombo


 (foto da BPARAH)

O Livro de Tombo, que foi de Francisco do Canto e Castro Pacheco, da Casa do Provedor das Armadas e Naus da Índia, deu entrada na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, entregue pelo Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte ao Director da BPARAH, Dr. Marcolino Candeias.

Esta valiosa raridade foi recentemente adquirida pela Região Autónoma dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, e o seu custo foi inteiramente suportado por donativo de um cidadão residente em Angra do Heroísmo, que pretendeu permanecer anónimo.

1º fólio do Livro do Tombo (foto da BPARAH)

O livro, que é datado do século XVIII, comporta manuscritos de várias mãos, sendo o primeiro registo de 1754, é constituído por 140 folhas, onde se encontram registados bens, rendas, créditos e pagamentos relativos a morgadios instituídos por Pêro Anes do Canto, Provedor das Armadas.

O documento, que apresenta encadernação de carneira com cinta de pele, fez em tempos parte do arquivo da família Canto e Castro, que reunindo numerosos volumes e maços datados do século XV ao século XIX, escapou à destruição pelo fogo, por intervenção do ilustre angrense Dr. Eduardo Abreu (1855-1912), deputado da Nação e membro do Directório do Partido Republicano, na sequência da morte, na cidade do Porto, em Outubro de 1888, do último morgado de Nossa Senhora dos Remédios de Angra.



Sem comentários: