quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sanjoaninas 2013: Um “Mar de emoções”



Sanjoaninas 2013: Um “Mar de emoções“. É este o mote escolhido pela comissão organizadora das festas Sanjoaninas, presidida por Ricardo Matias, para 2013.

O tema não poderia ser mais oportuno. Se há lugar onde a cultura de um povo, a sua gastronomia, o seu património e beleza natural se unem numa experiência única e inesquecível, então esse lugar é aqui. Se há cidade onde é possível vivenciar a autenticidade da gente, as suas raízes e identidade, então é nessa cidade que vivemos. E se há sítio que tem uma mão cheia de emoções para oferecer, então esse sítio é, sem sombra de dúvida, Angra do Heroísmo.

As festas Sanjoaninas espelham essa viagem sensitiva ao âmago da cidade património mundial. Há cheiros que nos marcam, há sabores que ficam, e há cores, sons e sensações que se prendem à memória. As maiores festas profanas dos Açores representam-nos como ninguém e não é por acaso que são um dos principais pontos de passagem para os turistas e, sobretudo, para a diáspora. Assim é mais fácil recordar.

É também por isso que as Sanjoaninas 2013 – que decorrem de 21 a 29 de junho com a possibilidade de estender mais um dia para a restauração – apostam numa efetiva colaboração com as comunidades. O projeto da comissão organizadora envolve não só a ilha e o arquipélago, mas também os EUA, o Canadá e o Brasil. As companhias aéreas compreenderam a importância desta relação e têm prestado um contributo precioso para que as festividades possam contar com os seus emigrantes.

De facto, um dos compromissos das próximas festas concelhias passa por trazer mais gente à cidade, cativar mais adeptos das Sanjoaninas e chegar ao coração de todas as gerações.

Todas essas conceções estão plasmadas no cartaz da próxima edição, da autoria do designer Zeca Garcia. O cartaz contemporâneo e divertido veste-se de vermelho, cor da paixão. Nele figuram desenhos representativos da festa e da cultura angrense: estão lá as marchas, está o folclore, a música, o desporto, as touradas, as marchas…

O cartaz não termina em si mesmo. As imagens que o compõem serão depois reproduzidas em todas as ações de marketing e campanhas das Sanjoaninas 2013. 

Estão ainda planeadas campanhas que serão divulgadas ao longo de todo o ano. Ao mesmo tempo, a comissão organizadora está a trabalhar numa plataforma de comunicação inovadora e que tem em conta o futuro das maiores festas profanas dos Açores. 

Fonte: Sanjoaninas 2013

Sem comentários: