quinta-feira, 5 de abril de 2012

DISCUSSÃO DE TESE DE DOUTORAMENTO EM DIREITO CANÓNICO



No passado dia 26 de Março ocorreu a discussão da tese de doutoramento em Direito Canónico do Doutor João Maria Borges da Costa de Sousa Mendes, na sala do Senado Académico da Pontifícia Universidade Lateranense, Cidade do Estado do Vaticano, subordinada ao título “O direito processual canónico na Diocese de Angra e Ilhas dos Açores – da descoberta das Ilhas até à entrada em vigor das Constituições Sinodais de 1559”.


O Doutor João Maria Mendes teve como moderador da tese o Professor Doutor Manuel Arroba Conde, actual Presidente do Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense e antigo Decano da Faculdade de Direito Canónico da mesma Universidade. Foram correlatores o Professor Doutor Matteo Nacci e o Professor Doutor Cristian Begus, docentes da Faculdade de Direito Canónico da Lateranense. Presidiu ao júri o Professor Doutor Michele Riondino, docente de jurisprudência da Faculdade de Direito Civil da Pontifícia Universidade Lateranense. Após a discussão da tese o júri decidiu atribuir a nota máxima “summa cum laude” e autorizar a publicação integral da mesma.



Acompanharam a Roma e participaram na sessão pública de discussão da tese o Rev.mo Doutor Hélder Manuel Cardoso da Fonseca de Sousa Mendes, Vigário Geral da Diocese, e o Prof. António da Fonseca Marcos, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra. Ainda na referida sessão pública estiveram presentes os Rev.mo Doutor António Manuel Saldanha e Albuquerque, sacerdote da Diocese de Angra ao serviço da Congregação da Causa dos Santos; Monsenhor Doutor José Avelino Bettencourt, sacerdote da Diocese de Otava (Canadá) mas nascido na ilha de S. Jorge, ao serviço da Secretaria de Estado da Santa Sé e membro da Ante-Câmara Apostólica; Rev.mo Doutor Mário Rui Oliveira, ao serviço do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica; Monsenhor Dr. Agostinho Borges, conselheiro cultural da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé e Reitor da Igreja de S. António dos Portugueses de Roma e o Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português de Roma com alguns alunos. 

O Pontifício Colégio Português de Roma, como é tradição, ofereceu um jantar ao novo doutorado, aos Professores da Universidade Lateranense e demais convidados.

1 comentário:

MILHAFRE disse...

Os nossos mais sinceros parabéns ao Sr. Doutor João Maria Borges da Costa de Sousa Mendes por esta elevada distinção académica.