quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Terrantez do Pico



No âmbito da actividade vinícola nos Açores, e da protecção deste valioso património açoriano em particular das castas tradicionais, decorre desde 2006, promovidos pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, trabalhos de selecção genética e sanitária das castas tradicionais, nas quatro ilhas dos Açores com tradição vitivinícola e a saber, Pico, Graciosa, Terceira e S. Miguel.

Coube ao Serviço de Desenvolvimento Agrário de S. Miguel, sob a orientação da Eng.ª Agrónoma Susana Mestre e em colaboração com o Enólogo António Maçanita, desenvolver estudos aprofundados do ponto de vista vitícola e enológico sobre a casta “Terrantez do Pico”.

Procurando dar a conhecer aos viticultores desta ilha e aos colaboradores do SDASM alguns dos resultados obtidos até à data no decurso dos trabalhos experimentais, decorreu no passado dia 10 de Fevereiro na sede do SDASM na Quinta de São Gonçalo, Ponta Delgada, uma  Prova de vinhos da casta “Terrantez do Pico”.

Nesta prova, que contou com a presença de S. Excia o Senhor Secretário Regional da Agricultura e Florestas, foi feita uma breve apresentação do trabalho realizado pela Eng.ª Susana Mestre, seguida de uma apreciação do vinho conduzida pelo Enólogo António Maçanita que referiu as apreciações muito favoráveis por parte de diversos provadores aquando da apresentação do vinho num evento em Lisboa.

Foi opinião unânime dos presentes nesta Prova que estávamos perante um vinho muito interessante, frutado, que poderá conseguir um lugar relevante no mercado regional e nacional.
 Ricardina Barbosa




Sem comentários: