domingo, 4 de abril de 2010

Os Ovos da Páscoa


Os Ovos da Páscoa
Esta frase tem a seguinte história:

Margarida de Áustria saiu de Flandres e ao chegar a Bourg deteve-se alguns dias naquela formosa região cheia de bosques, o que deu motivo a uma brilhantes série de festas na povoação.
Na segunda-feira, ou no dia segundo dia de Páscoa, celebraram-se em Boury várias classes de jogos.
Um deles consistia em espalhar sobre a arena da praça, mais de uma centena de ovos, por entre os quais deviam dançar uma dança do país dois rapazes de mãos dadas com duas raparigas. Se ambos os pares terminavam a dança sem quebrarem um ovo, eram considerados como desposados, a ponto de nem a oposição dos respectivos pais servir de obstáculo ao seu enlace.
Margarida d’Áustria contemplava com grande curiosidade este espectáculo, completamente novo para ela, quando repercutiram nos bosques os ecos de uma trompa de caça. Momentos depois apareceu numa colina o Duque de Sabóia, Felisberto, O formoso, seguido de uma luxuosa comitiva.
O jovem duque, ao chegar ao sítio em que Margarida estava sentada, apeou-se e pediu-lhe hospitalidade.
Este incidente interrompeu por alguns momentos a festa, mas em seguida tornou esta a reatar-se com mais bulício e alegria.
- Eu, também quero dançar disse margarida.
E como Felisberto se ofereceu para par, logo a assistência gritou:
- Áustria e Sabóia!
Enquanto dançaram nem ela nem ele se lembraram das suas posições e categorias. A sua atenção estava toda posta no cuidado de não quebrar nenhum dos ovos.
A sorte favoreceu-os, terminando a dança sem que quebrassem um só.
Então Margarida, trémula de prazer e com as faces ruborizadas, disse a Felisberto:
-Adoptemos o costume de Bourg, se vos apraz.
E um ano depois, no dia de Páscoa, celebravam-se as bodas.
Como recordação da sua união, Margarida de Áustria e Felisberto de Sabóia ofereceram ovos imitados com matérias preciosas a todos os convidados á cerimónia.
Este costume foi seguido durante muito tempo por todas as cortes da Europa.
Por fim caiu em desuso ficando simplesmente a frase “ ovos de Páscoa” que ainda hoje se profere sem que muitos saibam o seu significado.

Sem comentários: