quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Museologia

A Professora Andreia Maria Falcão Mendes (professora na área de Formação; Educação Musical no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo) ofereceu ao Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Lda. o seu trabalho que realizou no ano de 2008 na Universidade dos Açores – Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais - Licenciatura em Património Cultural – Museologia.

Recordamos que a Professora Andreia Mendes tendo em atenção a recomendação do“Guia para a realização do trabalho prático” escolheu o Museu do Vinho dos Biscoitos, também, referido aqui.

(…)
Este é um exemplo de um espaço museológico totalmente privado, que até à data apenas obteve um financiamento público, que consistiu no patrocínio da reedição do desdobrável do Museu do Vinho dos Biscoitos, que por sua vez já tinha sido criado pelo próprio Museu.
O acesso é livre, não é cobrado nenhum ingresso à sua entrada, o que faz com que as receitas deste espaço provenham da venda do vinho produzido pela Casa Agrícola Brum Lda. No entanto, e sempre que é necessário a família que criou, que preserva e mantém este espaço actua também ao nível financeiro, para assim garantir a sua manutenção e funcionalidade.

Nas conclusões a autora afirma:

(…)
A apreciação que faço sobre este espaço museológico é extremamente positiva, uma vez que este local é um elemento importante na preservação e divulgação do património cultural.

Estamos convictos que, após este belíssimo trabalho, a professora Andreia Mendes continuará a investigar outros temas agrícolas, a bem da cultura da Região Autónoma dos Açores.

Sem comentários: