sábado, 22 de novembro de 2008

A falta d'água no concelho d'Angra (Açores)

“A denominada Água azeda da Serreta, situada no lugar da Fajã, e na parte inferior da alta e escapada rocha que limita esta freguesia, foi descoberta em 1855, e nesse mesmo ano analisada pelo médico o Dr. José Augusto Nogueira Sampaio. Este médico determinou-lhe a seguinte composição química: ácido carbónico, cloreto de cálcio, sulfato de cal, sais terrosos, alumina, magnesia , e ácido hydrosulfurico.
Em 1858 completava-se o caminho mandado construir pela Câmara de Angra, para aquela fonte, que pouco depois, desapareceu por ter abatido parte da rocha; até que, em 1889, a Câmara mandou de novo restaurar a passagem, fazendo abrir na rocha uma escadaria com duzentos degraus, que também já não existem.
Com grande dificuldade conseguem alguns dos habitantes da Serreta descer à fonte, que está obstruída; e, pela negligência e desprezo das autoridades, ali permanecerá eternamente o que poderia ser útil aos terceirenses, e convenientemente explorada, uma fonte de riqueza para a ilha Terceira” (1)


Uma vez que, segundo notícias vindas a lume nos OCS e em muitos Blogs, a falta de água no concelho de Angra do Heroísmo é gritante, e os milhares litros de água em garrafas de plástico que chegam à ilha por via marítima... e como já não podemos mandar ninguém ir "beber água do Chafariz do Alto das Covas", ainda resta a hipótese de irem à Serreta...


(1) In Memória sobre a Ilha Terceira por Alfredo da Silva Sampaio.
Angra do Heroísmo imprensa municipal-1904.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bagos d'Uva

Baila a ternura do vinho
Pela mão do seu autor
Que barulha seu cantinho
Com toda a arte e amor.

«Bagos d'Uva», com carinho,
Merece o nosso louvor
Nunca estará sozinho...
Biscoitos dá-lhe a cor.

Nossa ilha é bem falada
Pelo vinho e p'la tourada
E p'la água da Serreta...

Dos Biscoitos vem o cheiro
Do Lagar tão prazenteiro
Onde marcham branca e preta.

Rosa Silva ("Azoriana")

Nota: Parabéns pelo blog e por tudo o que aqui publica. Chamou-me a atenção este artigo no alerta à água da Serreta. Obrigada

Anónimo disse...

No comentário que deixamos no Post do blog Azoriana/Açoriana, que fez o favor de colocar,brindamos com uma boa Água da Serreta!
Agora com é com um Verdelho dos Biscoitos!
A Água da Serreta entre muitas "virtudes" tem a de curar ressacas!
Saudações!

Terceirense disse...

Água da Serreta,
Vinho dos Biscoitos,
Luz a pandeireta
Para os mais afoitos.

Cumprimentos