sexta-feira, 3 de outubro de 2008

O Verdelho na Vinoterapia



Sofia Carreiro Mendes *


Hefestos é um projecto que, tal como a figura mitológica que lhe deu nome, torna possível a transformação das matérias-primas da terra dos fenómenos vulcânicos em verdadeiras obras de arte para o corpo e o seu bem-estar. Visa a obtenção do belo e único nas suas criações. E pretende trazer até si a essência da alma Açoriana.
Pretendemos criar, através das matérias-primas mais nobres dos Açores, não apenas uma linha de produtos, mas proporcionar aos sentidos uma viagem pela essência das ilhas de Bem-Estar, em que a experiência sensorial invade a visão, o olfacto, a audição, o toque e o paladar, deixando na memória a presença eterna de uma viagem inesquecível.
Este projecto associou-se à Casa Agrícola Brum Lda., de forma a tirar partido das características únicas do Verdelho dos Biscoitos e utilizá-las na formulação de uma Linha de Vinoterapia Açoriana.
A Vinoterapia, não é uma nova terapia, pelo contrário tem vindo a sofrer bastantes evoluções nos últimos tempos, especialmente em França.
A Vinoterapia é o uso terapêutico dos produtos provenientes da vinha, da uva ou do processo de vinificação
Esta terapia tira partido, das propriedades anti-oxidantes destes extractos, que ajudam ao rejuvenescimento e combate do envelhecimento da pele, causado pelos radicais livres. A uva possui poderosos polifenóis, únicos no reino botânico, mais poderosos que as vitaminas C e E, que bloqueiam a acção de enzimas que destroem o colágenio e a elastina, deixando a pele mais elástica e consistente. Além disso, eles melhoram a hidratação da pele.

*Professora no Campus de Ciências Agrárias de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores

2 comentários:

Adelaide disse...

O nome é mesmo este? Sofia Carreiro Mendes?

Anónimo disse...

Olá
Nome completo: Sofia Alexandra Carreiro Mendes.

Parabéns pelo vosso interessante blogue, do qual sou visitante diário.
Aproveito a oportunidade para agradecer a referência, feita ontem, ao "Bago D'Uvas".
Volte sempre.
Saudações bloguistas
M. Mendes