quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos


A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, criada por escritura em dez de Março do ano de mil novecentos e noventa e três, com a bravura vulcânica de dezoito Confrades no Grau de Fundadores, fazendo jus aos biscoitos, território lávico, identidade duma Região, continua a labutar pelo bem estar da vitivinicultura açoriana e em particular a dos Biscoitos da ilha Terceira, tendo já conquistado o reconhecimento do continente europeu e não só.
Biscoitos, resistência vitícola, frutificando à custa do trabalho e da persistência, lutando contra os novos vulcões europeus de falsas lavas, abraçando as ondas salgadas do Atlântico Norte, curraletas edificadas há cinco séculos, qual marco histórico da introdução da vinha, hino aos povoadores e ao Verdelho, fé em Deus e esperança nos homens de boa vontade, bis... Biscoitos e Verdelho!
Ao êxito alcançado nas pacificas e honradas lides vitivinícolas açorianas do passado, têm vindo a corresponder a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, na defesa, promoção,valorização e divulgação do Vinho dos Açores e em particular o dos Biscoitos da ilha Terceira.



A Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos fez-se representar pela Vice Grã Mestre Irene Ataíde no I Capítulo da Confraria Gastronómica da Amadora cerimónia realizada no dia nove deste mês, que reuniu quarenta e duas confrarias, cujas entronizações decorreram na igreja da Amadora.

Efeméride


Hoje dia 27 de Setembro recorda-se a Erupção do Vulcão dos Capelinhos, ano de 1957, que para além dos muitos estragos causados, fez com que muitas famílias deixassem a ilha do Faial.
Fazer um percurso a pé entre o Varadouro e os Capelinhos, é uma das "rotas do vinho"mais impressionantes, diria mesmo única!

Sem comentários: