sábado, 10 de maio de 2008

O Vinho e a Saúde no II Simpósio

Da interessante comunicação “O Vinho e a Saúde”do Doutor José Martinez de Oliveira, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade da Beira Interior (Covilhã) e Membro do Conselho Científico da L.A.S.V.I.N.- Liga dos amigos da Saúde, do Vinho e Nutrição, no II Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal, das Conclusões, retirámos que os problemas com o consumo de vinho se prendem com a quantidade e foi demonstrado que consumo moderado é beber pouco.

As palavras do Professor Martinez de Oliveira encheram
de interesse os participantes


O Vinho faz BEM à saúde ...

...as realidades

O máximo ideal...

O que há que fazer? A favor dos Vinhos...

Questionou-se o que se pode fazer a favor do vinho. Em resumo: devem-se caracterizar os vinhos; tem de se estudar, para se poder fazer a diferença entre o vinho e as outras bebidas; devem-se diversificar as aplicações (deve-se consumir uvas frescas, vinagre natural, e aproveitar o óleo de grainhas; deve-se inclusivamente utilizar o vinho para cosmética); devem-se angariar novos consumidores, BONS consumidores.

O vinho tem virtudes e defeitos. É preciso que os conheçamos para tirar proveito do seu consumo.

Foi lançada a réplica à Federação das Confrarias Báquicas de Portugal para que abraçasse a ideia de mandar realizar o estudo do perfil dos vinhos das várias regiões vitícolas de Portugal, contando obviamente com a colaboração das Confrarias associadas.

Um outro projecto, este de outra dimensão, que também poderá ser equacionado prende-se com o estudo epidemiológico sobre os efeitos do vinho na saúde.

A Secretária Geral do II Simpósio, Irene Ataíde, durante o debate.

O Presidente da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal,
após a proposta do Orador.

Alguns dos participantes, incluindo o produtor engarrafador
de vinho dos Biscoitos,José Manuel Cardoso,
atentos à proposta apresentada pelo Professor José Martinez.

Sem comentários: