sábado, 24 de maio de 2008

A "Mui Notável Cidade da Praia da Vitória"

Praia da Vitória no ano de 1901. Foto de José da Silva Maya- Colecção Luís Mendes Brum

"A Praia da Vitória, para mim, que lá nasci, era aquela bandada de casas aninhadas no areal como gaivotas, a sua muralha marítima contra o mar invasor-o mar que lhe comera as avançadas urbanas".
(Vitorino Nemésio)

"Acariciada e defendida, em toda a extensão, por duas torres enormes, a do Cume da Praia e a de S. Tiago, que, como dois braços gigantescos, a envolvem carinhosamente".
(Gervásio Lima)

Vila por volta de 1480 e cidade a 20 de Junho de 1981.

A Praia foi o berço de causas e grandes batalhas. Desde a aclamação do Prior do Crato, a origem da Batalha da Salga; as palavras corajosas de Francisco de Ornelas, devolvendo na ilha Terceira, a independência de Portugal e o grande combate que colocou lado a lado os partidários de D. Miguel aos de D. Pedro IV, originando mais tarde ao desembarque de D. Pedro IV no continente português resultando a instituição do constitucionalismo e a coroação de D. Maria II.

"Em 11 de Agosto de 1829, depois de várias deambulações, surge em frente da ilha (Terceira, defronte à Praia) uma esquadra miguelista constituída por 21 unidades que acaba por travar uma memorável batalha com tropas constitucionais de terra, culminando numa derrota dos miguelistas".
(Carreiro da Costa em "Esboço Histórico dos Açores").

A este feito se deveu a formação de um exército , de 7500 açorianos, que, desembarcaram com D. Pedro IV, no Mindelo a 8 de Julho de 1932.

Na "Mui Notável Cidade da Praia da Vitória" ainda existem edifícios de grande valor artístico e histórico, como exemplo a Igreja Matriz.

Matriz da Cidade. Iniciada a sua edificação no ano de 1456.
Teve obras de restauro nos anos 1810, 1843 e após o terramoto de 1 de Janeiro de 1980.
Igreja com três naves, Capela-mor e quadros também notáveis.
Um dos magníficos templos da ilha Terceira.
Tem um valiosíssimo museu de arte sacra.




Sem comentários: