segunda-feira, 19 de maio de 2008

Festas do Império dos Quatro Cantos

Terminam hoje as Festas do Império dos Quatro Cantos na cidade Património Mundial, Angra do Heroísmo. Com uma dinâmica Comissão de Festas constituída pelas senhoras Manuela Couto, Lurdes Valente, Lurdes Gonçalves, São Mendonça e Rosália Pais, que conseguiram um bem recheado programa de 10 a 19 de Maio.
Destacamos apenas alguns dos momentos mais significativos: o terço, Pezinho, Ceia dos Criadores, Cantoria, Bênção e distribuição da carne, Missa da Coroação na Sé Catedral d'Angra e Bodo.
As noites foram bem preenchidas com actuações de vários conjuntos musicais.
Hoje pela manhã decorreu o animado Bodo de Leite com a participação de muitas crianças das escolas e creches da freguesia da Sé. Todas beberam leite e comeram uma fatia de massa cevada, levando para casa ainda um pão de leite. O mesmo aconteceu com os forasteiros que por lá passaram.
Mais uma vez fomos testemunhas do empenho e carinho que as "mordomas" (e ajudantes) dedicaram a esta Festa.

Império dos Quatro Cantos, fundado em 1810

Garrafas com "vinho de cheiro" da ilha Terceira da Adega Cooperativa dos Biscoitos C.R.L.,
uma das grandes produtoras /engarrafadoras de vinhos de produtores directos dos Açores.Um rótulo com todas as indicações necessárias, concebido em exclusivo, para esta Festa, por Guilherme Couto. Um exemplo para quem não devia "aceitar" a palavra "Tinto" no rótulo duma garrafa de vinho de produtores directos, também conhecidos por"Vinho de Cheiro", "Morangueiro" ou "Americano". Está(e muito bem) rotulado de "Vinho de Cheiro" ... porque é "Vinho de Cheiro".
É justo lembrar a importância dos produtores/engarrafadores do vinho de "Verdelho"(casta branca nobre) na freguesia dos Biscoitos).

Sem comentários: