quinta-feira, 8 de maio de 2008

Fátima Amorim no II Simpósio das Confrarias

Trazemos, hoje, mais uma comunicação durante o II Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal, evento realizado na Praia da Vitória, ilha Terceira nos Açores.
"Pró-Rural /POSEI- Apoio Vitivinícola" foi o tema que a Eng. Agrónoma Fátima Amorim levou ao Simpósio, abordando-o com conhecimento.

Fátima Amorim Confrade Irmã da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos e
Grão Camareira no Directório dos Notáveis daquela
Associação báquica da ilha Terceira, durante a sua comunicação.


Os participantes no simpósio certamente fazendo contas...

A Eng. Agrónoma Clara Roque do Vale, da Confraria dos Enófilos do Alentejo,
uma observadora atenta.

"Cada cabeça, sua sentença".

A comunicação “Pró-Rural / POSEI – Apoio vitivinícola” deu a conhecer as medidas já em vigor nos Açores desde 2007, as quais poderão ser reajustadas ao longo dos anos consoante se verifique que é necessário, ou que se justifica, reforçar o apoio a um ou outro sector específico, por forma a que não se desperdicem ajudas que tão difíceis foram de negociar com a Comunidade Europeia.

Foi dado especial realce às medidas para o sector vitivinícola, as quais infelizmente não foram aproveitadas integralmente em 2007. Está a ser reforçado o esforço de divulgação destas medidas como forma de sensibilizar os produtores para a necessidade de as aproveitarem, nomeadamente para a reestruturação das suas vinhas, arranjos de muros, recuperação de curraletas e melhoria tecnológica de adegas.

Foi dado grande enfoque ao envelope financeiro relativo à promoção e comercialização dos vinhos, no qual se podem inserir várias acções, tais como: a criação de rótulos e embalagens, com o objectivo de melhorar a imagem do produto; a possibilidade de efectuar estudos de mercado, campanhas de promoção, produção de material de divulgação, participação em feiras e outros certames, acções de degustação no ponto de venda, etc.

Da discussão desta comunicação surgiu a ideia, que mereceu a concordância da assembleia, de se aproveitar as ajudas à comercialização para estudo e concepção de uma embalagem, inviolável ou não, que permita que o turista possa levar para o seu destino uma ou mais garrafas de vinho, pois a venda de vinho aos turistas é sem dúvida um meio importante de comercialização e escoamento do vinho dos Açores e como tal não pode ser descurado.

Sem comentários: