sábado, 15 de maio de 2010

Património Cultural - IDENTIDADES (2)

(continuação)

MOINHOS UMA HERANÇA A RESGATAR [1]
























Victor Cardoso*
* Investigador


II DOS MOINHOS EXISTENTES NA TERCEIRA

Nesta apresentação não falarei também das tipologias e seus mecanismos, uma vez que o proposto como tema central foi dar enfoque ao Resgate, numa perspectiva de lhe dar visibilidade, e objectivamente, apelar à sua recuperação, restauro, valorização e dignificando-os, nesse enquadramento, que encontra eco no significado e contexto da palavra – os brasileiros, nesta sua relação com a Cultura usam-na com frequência nessa perspectiva, tendo-a adoptado por me rever nesse contexto.

MOINHOS DE ÁGUA (de Rodízio ou Azenha)

- Ribeira dos Moinhos: Foi o mais importante curso de água onde se achou construir as primeiras moendas, edificando-se os primeiros abaixo da “Nascença de Água” por ordem de Álvaro Martins Homem. Inicialmente foram construídos 12, chegando a ter cerca de 40 moinhos;

- São Sebastião: Sabemos da existência de 9 moinhos de água, localizados maioritariamente todos no arrabalde à excepção de um que está construído no lugar do Rochão da Cruz;

- Quatro Ribeiras inicialmente “Foram três – como já referi, os moinhos que ali fez o capitão Álvaro Martins Homem com grande custo e dificuldade, assentados sobre a rocha, onde começa uma grossa muralha...” como rezam as fontes – encontrando-se hoje em deplorável estado de ruína – Nesta freguesia do norte da Ilha chegaram a existir 9 moendas;

- Agualva/Vila Nova: Muito à semelhança do que ocorrera em Angra foram construídos também cerca de 20 azenhas na Ribeira da Agualva. Não se acha um a laborar.

Na ilha terá existido um número superior às oito dezenas de moinhos de água

MOINHOS DE VENTO (Os fixos, de pedra, ou de torre e os giratórios)

Num trabalho muito recente e que tive o privilégio de colaborar, refiro a publicação “ Na Rota das Ilhas – Moinhos de Vento dos Açores – 2007” – uma edição do Clube de Filatelia “ O Ilhéu” que é afecta à Escola Secundária Manuel de Arriaga, foram identificados no território da Ilha 20 moinhos. Sendo que, as freguesias da Serreta com 6 e a dos Biscoitos com 5 – são os povoados que tem maior número de moinhos. A Serreta fora mesmo o território com maior concentração de unidades, encontrando-se hoje de costas voltadas para tão importante património que a identificava e caracterizava, tal é o estado de ruína efectiva.

Na ilha encontramos, poderemos afirmar, dois modelos, que por sua vez se encontram também subdivididos em outra duas tipologias, a saber: Moinho Fixo de Pedra e Moinho Giratório de Madeira. Na outra tipicidade encontram-se os que se identificam com os existentes na vizinha Ilha de São Jorge (MFP-SJ; MGM-SJ).

De Tracção Animal (de sangue)

Praticamente se terão perdido no tempo, não tenho elementos que confirmem a sua existência em grande número na ilha. O Museu de Angra do Heroísmo possui uma unidade, embora esteja fora do seu contexto ambiental.

Moinhos de mão

Uma referência final, para dar conta, da existência dos moinhos de mão, estes que são legítimos artefactos industriais, primitivos na obtenção da farinha por via do atrito provocado no movimento rotativo de pisar os grãos de cereais com pedra dura. Não possuo também de momento elementos sobre quantos existiram entre nós.

VC
30/04/2010
__________________________________________________________

(continua)


Sem comentários: