domingo, 30 de maio de 2010

Domingo da Trindade nas Fontinhas

(2º Domingo de Bôdo)

Terminada a Coroação e Missa saiu o Imperador e Mordomo da Igreja a caminho da Despensa e do Império. Seguindo-se a bênção do pão e do vinho. E, houve Bôdo!

No Domingo da Trindade,
Todo de seda, coroei.
Ai, água! Se Deus a dava!
Tais penas! O que eu chorei!

(Vitorino Nemésio- Festa Redonda)


Cada bombardino é um sol,
Cada trombone um aulido,
Cada caixa uma vidraça,
Cada requinta um gemido.

(Vitorino Nemésio- Festa Redonda)

Fui correr bodos contigo
Trouxe a rosquilha no braço
Pão de cabeça à capota
Alfenim no teu regaço.

(Vitorino Nemésio- Festa Redonda)

O vento da madrugada
Vem doce, tocou nas Ilhas:
Passou-te rente das mãos,
Estavas a tender rosquilhas.

(Vitorino Nemésio- Festa Redonda)


Minhas primas das Fontinhas,
Dos Biscoitos e da Agualva
Tinham um lindo cabelo,
Olhos escuros, pele alva.

(Vitorino Nemésio- Festa Redonda)

A tua blusinha branca
Que tem, que a vejo pulsar?
Serão rosinhas a abrir
Ou pão doce a levedar?

(Vitorino Nemésio- Festa Redonda)


Subam foguetes briosos
E soem palmas batidas,
Que o meu bem foi proclamado
Rainha das escolhidas.

(Vitorino Nemésio- Festa Redonda)


1º Domingo de Bôdo nas Fontinhas aqui


2 comentários:

Tânia Marta disse...

Olá..........

A saudade invade o meu coração ao ver estas imagens, excelente semana que passamos ai............

bjinhs para todos

Bagos disse...

Cara Tânia

Foi na realidade uma semana de trabalho, dedicação e amizade, com um resultado brilhante. Parabéns ao GFFNI.