terça-feira, 25 de maio de 2010

25º Aniversário do GFFNI (52)

Da casa do Imperador para o Império


Depois do jantar a Filarmónica tocou o “passo double” ao imperador e à senhora imperatriz como forma de agradecimento.

No cortejo para o Império, os elementos da "vriança" que deixaram as Insígnias, Bandeira ou coroa no Império, levaram ao pescoço uma toalha branca arrendada.
O rapaz da Bandeira Grande levou um cesto com laranjas. Os que o ladeavam transportam cada um duas postas de carne assada para serem oferecidas no Bodo. Quem levava as coroas, transporta no regresso ao império transportou um cesto com suspiros. Outros levaram queijadas de côco e confeitos.


Os que antes ladeavam as coroas e que levavam as insígnias, que ficaram no Império, levaram bolos de massa cevada enfeitados com rosas.


Ao chegar ao Império, e ao depositarem as oferendas e as insígnias, Bandeira e Coroas, cada um dos que foram “empregados” tiveram direito a um “serviço”, ou seja a um prato com uma laranja, um suspiro e uma queijada de côco.


O restante foi vendido no Bodo e o dinheiro reverteu a favor do Império. Não foi estabelecido nenhum preço para os serviços, cada pessoa ofereceu o dinheiro que bem quis.
Entretanto, os imperadores oferecem um bolo de massa cevada e uma garrafa de vinho ao mordomo que estava na despensa, ao lado do Império. O mordomo por sua vez ofereceu aos imperadores a sua mesa.

Agradecemos as informações ao Prof. Leandro Ávila


(continua)


Sem comentários: