quinta-feira, 27 de maio de 2010

25º Aniversário do GFFNI (56)


Trabalho e dedicação

Durante uma semana e integrado nas comemorações do seu 25º aniversário, o Grupo Folclórico “Fontes da Nossa Ilha”, da freguesia das Fontinhas, festejou, com trabalho e dedicação, o Senhor Espírito Santo: uma “Função”.


Foi no terreiro, frente do Império, da Dispensa e dos “Carros de Toldo”, que o GFFNI recebeu os maiores aplausos por mais esta iniciativa.
Aqui e ali comentava-se, “há muitos anos que não tínhamos nas Fontinhas um Domingo do Bodo como este”.
No arraial vimos alegria e alguma comoção espelhada nos rostos de fontanhenses e de alguns forasteiros.

Manter viva a cultura e a tradição dum povo é a melhor lição do futuro. Bravo!


Agradecemos ao Grupo Folclórico "Fontes da Nossa Ilha" todas as atenções que tiveram para connosco.

Bem hajam.

1 comentário:

Bagos disse...

Do simpático casal Ana e Leandro Ávila recebemos, por correio electrónico, o seguinte comentário, agradecendo desde já as simpáticas palavras que nos dirigiram.


“O que o GFFNI pretende fazer durante este ano é comemorar os seus 25 anos de existência, levando a cabo várias iniciativas. Começamos pela “função do Espírito Santo”. Assim, com este evento alcançamos concomitantemente dois propósitos: dar graças a Deus, louvando a terceira pessoa da Santíssima Trindade por estes 25 anos de grupo e pelo facto dos elementos que fizeram parte do grupo estarem todos vivos (há no entanto a lamentar a morte de um dos seus fundadores o senhor João Marques que faleceu há algum tempo); o outro objectivo foi o de viver esta tradição da função do Espírito Santo o mais genuinamente possível, de acordo com os preceitos, na sua esmagadora maioria ainda hoje usados pelo povo das Fontinhas, em redor desta manifestação de religiosidade popular. Avivamos algumas memórias dos mais velhos e demos a conhecer realidades e costumes que fazem parte da nossa maneira de viver aos mais novos. Tivemos visitas de direcções de outros grupos folclóricos a quem agradecemos.
Com esta iniciativa acreditamos que o folclore não se resume somente ao dançar, cantar e mostrar artefactos em desuso. É nossa convicção que os grupos folclóricos também devem aliar-se ao genuíno da nossa cultura popular e ao que ainda vai acontecendo nas nossas freguesias, dando-lhe um sentido de pertença cultural à comunidade de onde o grupo esta inserido. Foi o que fizemos (pensamos nós).
A divulgação deste evento foi excelentemente feita pelo blog bagos d’uva a quem nós agradecemos na pessoa do Senhor Luís Brum. Um blog como este é digno de referência para a defesa do que é nosso por herança cultural e pelo dinamismo que imprime aos acontecimentos que se passam na nossa ilha. É de louvar. Maior e melhor cobertura não poderia ter sido feita ao evento levado a cabo pelo GFFNI.
Fica o nosso muito obrigado e a sensação de que por mais palavras que se digam sobre o destaque que este acontecimento foi alvo, poucas serão as palavras que exprimam tamanha gratidão e apreço do nosso grupo.
Ao senhor Luís Brum, sua esposa e restante família um eterno e sentido OBRIGADO!”

Leandro Ávila