quarta-feira, 19 de maio de 2010

25º Aniversário do GFFNI (10)


O Terço ao Divino Espírito Santo

Segundo Frederico Lopes (João Ilhéu) no Ilha Terceira – Notas Etnográficas- Nada consta acerca de quem tenha sido o autor do “Modo de oferecer o Terço ao Divino Espírito Santo”, apesar de ter tido já inúmeras edições, sendo até opinião de alguns que o Terço, tal qual se reza nas casas do Espírito Santo, não têm origem canónica, sendo obra de leigos. Compõe-se de um Intróito, como o Rosário de N.ª S.ª e de cinco Ave Marias, seguidos de um Oferecimento. Os Pai -Nosso e as Ave Marias são cantados. Aos cinco Mistérios segue-se a Salve Rainha, em verso, também de autor desconhecido, e cantada por coros alternados de homens e mulheres.
Lugares havia seguida de uma Oração à qual se seguia a Ladainha de N.ª S.ª, também cantada. Depois a Antífona e o Hino do Espírito Santo, terminando com uma Jaculatória ao Espírito Santo e à Mãe de Deus, cantada em coro. Ao arbítrio de quem oferece o Terço ficam as Ave-Maria (…)

Ontem, o “Terço” foi oferecido por Daniel Henrique Vieira. Presente o Padre Hélder Mendes, Pároco da Sé de São Salvador d’Angra.

(continua)

Sem comentários: