terça-feira, 25 de maio de 2010

25º Aniversário do GFFNI (45)


Missa e Coroação na Igreja da Nossa Senhora da Pena


A Missa teve início às 11 horas, sendo animada pelo Grupo Coral da Freguesia dirigido e ensaiado pelo padre Moisés Rocha.


A coroação fez-se no início da Eucaristia ao som do cântico “Vinde espírito Paráclito”, acompanhada por foguetes e o repenicar dos sinos. O ti Daniel coroou com a Coroa mais antiga (lugar de maior destaque na "vriança"), uma vez que foi um dos principais elementos dos fundadores do Grupo Folclórico Fontes da Nossa Ilha.

Os outros fundadores como José Leal e Paulo Henrique Pereira, em representação de seu pai José Pereira, que foi também um dos fundadores, são vereadores, levando as insígnias ao lado da Coroa maior (também considerado lugar de destaque na “vriança”.



No ofertório o jantar do imperador para ser “arrematado” no final da Eucaristia”, no adro da Igreja. Este jantar é constituído por uma terrina se sopa, alcatra, pão de leite, massa cevada, sumo, açúcar, tomatada, temperos, óleo alimentar... e uma posta de carne. O produto da arrematação é revertido a favor do Império e da Igreja.

Agradecemos as dicas ao prof. Leandro Ávila.

(continua)

Sem comentários: