sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Escutas nos Biscoitos

O Agrupamento n.º 245, Grupo 19 – Pioneiros – de Vilarinho(Santo Tirso, distrito do Porto), está na ilha Terceira através dum intercâmbio cultural com o Agrupamento n.º 23 da Praia da Vitória. A estada destes trinta e quatro discípulos de Baden Powell tem tido o apoio do Município Praiense.
Quando exploravam naquela Ilha açoriana encontraram as raízes do "Verdelho dos Açores" no Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Lda., na freguesia dos Biscoitos.

Uma das suas Dirigentes (na foto, a primeira da esquerda para a direita) satisfazendo a nossa curiosidade em relação às cores dos lenços do Corpo Nacional de Escutas disse:
Lenço amarelo – Lobitos – Símbolo do sol dourado que ilumina e aquece...
Lenço verde – Exploradores – Símbolo da natureza, da exploração da natureza, da aventura...
Lenço azul – Pioneiros – Símbolo do imenso céu azul e a imensidade do mar, da pureza da gota d’água...
Lenço vermelho – caminheiros – Simboliza fogo, a pé para a iluminação do espírito...
Lenço verde-garrafa – Dirigentes – Símbolo da esperança e da educação.

A mesma dirigente com todo o entusiasmo acrescentou:

Temos os famosos “Jesuítas de Santo Tirso”, as “bolachas das Freiras” confeccionadas pelas Irmãs Beneditinas e não menos conhecido “Licor de Singeverga” do Mosteiro de São Bento Singeverga, da Ordem Benetina na freguesia de Roriz.


Os Dirigentes: Sandrina Lopes, Lúcio Peixoto, Rita Lobo, Nuno Martins e Carminda Martins.


BDU: Caro Lúcio e cara Carminda,feita a devida correcção,as nossas desculpas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite, chamo-me Lúcio, e sou um dos dirigentes que compoe o grupo representado. Antes demais gostava de corrigir um aspecto, se me derem licensa, é para o facto de os nomes dos dirigente, é Lúcio e não Lúcia, e é Carminda e não Carmina. posto este momento de correcção gostava de deixar umas palavras de agradecimento para o casal que nos recebeu, pela simpatia como nos acolheu e a forma como fomos tratados durante toda a visita aquela adega fantastica com uma história imensa imensa daquela região!
Uma vez mais o nosso muito obrigado! Um forte abraço do grupo pioneiro 19 de vilarinho - Santo Tirso