quarta-feira, 4 de junho de 2008

Intercâmbio :Universidade dos Açores/ Universidade de Saragoça

A Profª Teresa Lima, docente na Universidade dos Açores, Departamento de Ciências Agrárias, Laboratório de Enologia, em Abril pp esteve em Terras da Rainha Santa Isabel, Aragão, mais concretamente na Universidade de Saragoça.

Esta viagem realizou-se no âmbito do “ Lifelong Learning Programme – ERASMUS”. Contou com o apoio do GRI – Gabinete de Relações Internacionais da Universidade dos Açores.

A Profª Teresa Lima partilhando conhecimentos com o Prof Juan Cacho

O objectivo desta deslocação foi a colaboração na distribuição da docência de doutoramento e preparação de trabalhos conjuntos no Departamento de Química Analítica/Grupo de Cromatografia/ Laboratório do Aroma e Enologia.

O Professor Catedrático Juan Cacho, Químico e Enólogo, é o director deste Grupo e Laboratório. É o melhor especialista neste domínio na Península Ibérica, e um dos melhores da Europa. Este distinto investigador, apesar de ser uma pessoa muito ocupada e solicitada, gosta profundamente de ensinar. A docente Teresa Lima sente muita admiração e aprecia muito a investigação desenvolvida pelo Prof. Juan Cacho.

Prof. Juan Cacho no frente a frente com a Profª Teresa Lima

Durante uma semana, partilharam-se aulas sobre a realidade do actual sector vitivinícola dos Açores e comparou-se com a existente em Aragão.

Discutiu-se a metodologia analítica mais apropriada para as análises qualitativa e quantitativa dos aromas dos vinhos com especial ênfase em olfactometria e separação de grupos de aromas por HPLC.

O objectivo fundamental da deslocação alcançou-se plenamente. Consolidaram-se as relações entre a Universidade dos Açores/Departamento de Ciências Agrárias/Laboratório de Enologia e a Universidade de Saragoça/Faculdade de Química/ Departamento de Química Analítica/ Laboratório de Análises de Aroma e Enologia, e assentaram-se as bases para a cooperação na docência e investigação no tema concreto do aroma do vinho.

Seria conveniente continuar estas estadas no Laboratório de Análises de Aroma e Enologia em anos sucessivos, não somente de professores mas também de alunos de doutoramento.

MTRL

Sem comentários: