sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Verdelho dos Biscoitos nas Portas do Mar

Como já referimos aqui, abre hoje em Ponta Delgada o “Wine Azores 09”, promovido e organizado pela Angular XXL. A convite do Dr. Francisco Silveira e Dr. José Joaquim Coutinho da Costa, responsáveis e sócios desta empresa, a Prof.ª Doutora Maria Teresa Ribeiro de Lima, (aqui) do Departamento de Ciências Agrárias de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores e Grã-escanção da Confraria do Vinho de Verdelho dos Biscoitos, irá participar nesta acção com vinhos de Verdelho dos Biscoitos. Acompanha-a o Mestre João Neves que irá também colaborar no “Wine Azores 09”.

Os vinhos de Verdelho que estarão nas “Portas do Mar” para degustação são os seguintes: "Moledo" e "Magma" da Adega Cooperativa dos Biscoitos CRL (aqui); "Quinta das Vinhas" deJosé Manuel Cardoso (aqui); "Donatário" da Casa Agrícola Brum Lda. (aqui); "Pedras do Lobo" de José Manuel Machado; "Santa Iria" de Venâncio Ávila; "Adega Simas" de Rufino Simas (aqui) e “Vinha Branca” de Dimas Simas Lopes (aqui). Vinhos que foram gentilmente oferecidos pelos vitivinicultores referidos.

Teresa Lima e João Neves irão desenvolver actividades paralelas no "Wine Azores 09", nomeadamente 4 sessões para grupos de 12 pessoas sobre apreciação de vinhos de Verdelho dos Biscoitos e duas comunicações. Estas serão sobre os temas seguintes: “Contagiando os Estudantes para a Cultura da Vinha” e “Estudo do Potencial das Leveduras Indígenas das Vinhas dos Açores”.













Serão, também, apresentados dois posteres sobre projectos a decorrerem no Departamento de Ciências Agrárias/Universidade dos Açores e Departamento de Biologia /Universidade do Minho.

Características da “Verdelho dos Açores” aqui

Características da “Terrantez da Terceira” aqui


Sem comentários: