quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Heráldica: Formas e Cores – III

(continuação)

Da esquerda: Conde Fernando Sieuve de Menezes; Dr. José Avelino Santos; Conde Segismundo Ramires Pinto.

Carta de brasão de armas de mercê nova, apresentando no 1.º quartel as armas familiares de Melo, da Graciosa, passada ao Visconde do Rosário, figurando escudo de formato francês, com coronel de visconde e timbre, 7 bandeiras a rodear o escudo, pendente de fita a Comenda da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. 1876.04.20.

O arquitecto Segismundo Pinto referindo-se à carta de brasão de armas passada ao micaelense José Maria Raposo do Amaral, com o mesmo ordenamento constante da carta de brasão de armas passada a seu avô, Nicolau Maria Raposo do Amaral, figurando escudo, de formato francês, com sua diferença, elmo, virol, paquife e timbre. 1903.04.17.

-Placa de porcelana figurando, a cores, o ordenamento do Duque da Terceira, composto pelo escudo, de formato de fantasia, timbre aludindo á Ilha da Terceira, Coronel de duque, bastões de Marechal, listel com divisa VIRTUS ET FIDELITAS. França? Cerca de 1840.

-Mesa do sinete, figurando, em posição invertida, o ordenamento do Duque da Terceira, composto pelo escudo, de formato de fantasia, timbre aludindo á Ilha da Terceira, Coronel de duque, manto de Par do Reino, bastões de Marechal, listel com divisa e, inferiormente ao escudo, um conjunto de insígnias das mais prestigiadas Ordens honoríficas a que pertencia Portugal. Cerca de 1840.


Depois da exposição “Heráldica: formas e cores”, seguiu-se a Conferência HERÁLDICA – SUAS ORIGENS, EVOLUÇÃO, PRÁTICAS E APLICAÇÕES pelo Arquitecto Segismundo Ramires Pinto, à qual nos reportaremos a seguir.

Sem comentários: