quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Fortaleza Escocesa

Ian Hammond é um simpático e peculiar escocês de Angus, a Nordeste da Escócia. Surge-nos como uma verdadeira aparição de Baco à Terra sob a forma de um ciclista que se perdera algures no grande Giro.
Aos 38 anos, licenciado em Química e em Microbiologia Fisiológica na Universidade de Bath, Inglaterra, e após vinte anos de incessantes pesquisas contra a Malária num laboratório da Fundação The Welcome Trust, Ian decide dar outro rumo à sua vida. Sem filhos ou esposa, situação a que o escocês descreve como sendo o “paraíso!”, passa a dedicar-se descontraidamente a outras paixões suas como a música, a escrita, a pintura e, claro, viajar. “Decidi viajar até Nova Zelândia... Viajei 6 meses por lá com a mesma bicicleta que tenho agora (risos). Na verdade, viajei depois sempre na mesma bicicleta cerca de vinte e seis países... 100 000 milhas!”
Agora aos 53 anos de idade, todos os Invernos, Ian, que na língua escocesa significa “forte” ou “fortaleza”, pega na sua bicicleta e visita um país novo. A Argentina foi o destino eleito do Inverno passado. Este ano, coube a vez dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores que o deliciaram . Com efeito, o “Forte escocês” faz-nos uma pequena confidência, “ Este ano tenciono vender a minha casa na Escócia e comprar uma pequena e acolhedora casa nos Açores. É segredo! (risos). Pretendo regressar este Outono!” assegura Ian e acrescenta, “A minha ilha preferida é Sta. Maria. Gostei das casas antigas, da arquitectura! E cada freguesia ter uma cor... Gosto de todo o ambiente.... Uma ilha que tem cinco mil habitantes!”. Contudo, o nosso intrépido viajante confessa que lhe falta conhecer as ilhas Graciosa, das Flores e do Corvo.

(CONTINUA)

Sem comentários: