sábado, 12 de abril de 2008

Vulcanismo nos Açores


Para uma melhor leitura clique na imagem
.

Faz agora 247 anos que ocorreu o único vulcão terrestre na ilha Terceira, desde que esta foi povoada.
No dia 22 de Novembro de 1761 começaram a sentir-se na ilha Terceira grandes e violentos “tremores de terra” que continuaram com frequência até 14 de Abril.
Foi neste dia que a terra estranhamente tremeu, continuando por mais 3 dias com pequenos intervalos.
Pela manhã do dia 17 rebentou o fogo entre o Pico Gordo e a Serra de Santa Bárbara, com "trovões subterrâneos, semelhantes à descarga de artilharia grossa".
Veio o fogo revirando a terra lentamente até ao sítio denominado Mistério Velho, onde fez nova explosão, no dia 21 do mesmo mês, a uma légua de distância da freguesia dos Biscoitos, no lugar denominado o Chama – apelido de um antigo proprietário António Vaz Chama.
Durou oito dias esta segunda explosão lançando ao ar com estrondo horrível pedras de extraordinária grandeza, densos chuveiros de areia e cinza que se estenderam por toda a Ilha.
Alguns pequenos montes se levantaram ao “pé do fosso”. A freguesia dos Biscoitos ficou deserta, levando os moradores o que possuíam de maior valor para as Quatro Ribeiras. O adro da Igreja de São Pedro dos Biscoitos e mais de trinta casas foram engolidas pelo fogo, existindo vestígios das mesmas na Canada do Mistério.
Desta explosão saíram três correntes de lama em diferentes direcções. Temos o exemplo na Ribeira do Chamusco.

Sem comentários: