quarta-feira, 30 de abril de 2008

A comercialização dos produtos regionais dos Açores em Portugal Continental

Irene Ataíde Secretária Geral do II Simpósio das Confrarias Báquicas e
Gastronómicas de Portugal com o Dr. Osvaldo Santos Costa após a comunicação deste.

O Dr. Osvaldo Santos Costa, da Companhia dos Açores- Produtos Alimentares dos Açores, levou ao II Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas “A comercialização dos produtos regionais dos Açores em Portugal Continental”.

Após a sua interessante e esclarecedora comunicação e num debate vivo tendo sido abordado com perguntas relativamente à não presença dos Vinhos dos produtores individuais (independentes) dos Biscoitos (ilha Terceira) no continente português.
Vinhos dos produtores individuais (independentes) que foram muito apreciados, mesmo elogiados, durante este evento pelos confrades e participantes com comentários como estes:

" É preciso dar a conhecer os vinhos dos produtores individuais".

"A maioria dos consumidores e não só ficam com a ideia que as adegas cooperativas açorianas são as únicas a produzirem vinhos nos Açores".

"É urgente dar a conhecer em feiras e outros eventos, no continente português, a verdadeira qualidade dos vinhos que se produzem na Ilha Terceira".

Ouviram-se vozes, acompanhadas de francos sorrisos e gargalhadas.

Como se pode ler nas conclusões:a necessidade de encontrar uma forma, uma imagem, que permita identificar devidamente qualquer produto da Região, associando-o com evidência aos Açores.

Foi também evidente a necessidade de integrar alguns produtos da Ilha Terceira, nomeadamente a doçaria e vinhos, no leque de produtos dos Açores que estão a ser comercializados em Portugal Continental

Em primeiro plano o Confrade Dr. Soares Marques, Presidente da Câmara de Mangualde e
representantes da Confraria da Chanfana.

As Eng Maria João Fernão-Pires, Clara Roque do Vale, António Dias Cardoso
(Presidente da CVR-Açores) e Engº Carlos Roq
ue do Vale.

Confrade Enófilo do Alentejo e Confrades do Verdelho. Dois são produtores engarrafadores de vinho de Verdelho dos Biscoitos (ilha Terceira)


Sem comentários: