segunda-feira, 28 de abril de 2008

Programa do Congresso Ibérico dos Museus do Vinho

Dentro de poucas horas terá inicio o I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho. O evento terá lugar no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo.

Programa

09:30 horas - Recepção: “consolação de alma e corpo que eu senti ao apear-me de minha chouteira…” Almeida Garrett
10:00 horas Abertura: “Que espantosas borracheiras aqui não tomaram os mais famosos, os mais
distintos…” Almeida Garrett
10:30 horas -1º Painel: Museus e arquitectura - “É das povoações mais bonitas de Portugal, o Cartaxo, asseada, alegre…” Almeida Garrett
Álvaro Leite Siza Vieira (Arquitecto)
11:30 horas - Intervalo
12:00 horas - Debate Assembleia
13:30 horas - Almoço: Centro de Promoção Vitivinícola
15:00 horas - 2º Painel: Museus e pedagogias - “… como hão-de alargar a esfera de seus conhecimentos, desenvolver o espírito, chegar à altura do século?” Almeida Garrett.Mário Moutinho (Professor Catedrático - Reitor da Universidade de Lusófona).
16:00 horas - Francisca Hernandez (Espanha).
17:00 horas - Debate Assembleia.
18:00 horas - Intervalo.08:30 horas - Visita: ao MRVCC e prova dos vinhos - “… bebei, bebei a peso de ouro…” Almeida Garrett.
20:30 horas Jantar: Tertúlia do Vinho - “… não canta senão quando bebe… aliás quando está BEBIDO.”
Ermelinda Carvalho (Fadista).

29.04.2008

09:30 horas - 3º Painel: O Atlas do Vinho – “E nós já vamos por entre os ricos vinhedos que o circundam com uma zona de verdura e alegria. Depressa o ramo de ouro que me abra ao
pensamento as portas. (…) Vamos…” Almeida Garrett
Amaya (Espanha)
10:15 horas – Luís Vicente Elias (Espanha)
11:00 horas- Intervalo
11:30 horas 4º Painel: Museus e arte - “Oh gente cega a quem Deus quer perder! Pois não vedes que não sois nada sem nós, sem o nosso [vinho], donde vos vinha espírito, ciência, valor (…) !
Lagoa Henriques (Mestre - Professor Catedrático)
12:15 horas 5º Painel: Museus e turismo – “O viajante experimentado e fino chega a qualquer parte…” Almeida Garrett
Alexandra Rodrigues Gonçalves (Professora da Escola Superior Gestão e Turismo - Universidade do Algarve)
13:00 horas – Debate
13:45 horas -Almoço: Festa do Vinho
15:00 horas 6º Painel: Jornalismo, gastronomia e vinhos - “Sei alguma coisa dos sabores e dissabores deste mundo…”! (…)” Almeida Garrett
Luís Miravant (Chefe)
Mário Louro (Enólogo -Eng.º Agrónomo)
António Falcão (Jornalista “Revista de Vinhos”)
16:30 horas - Experiências
18:00 horas Intervalo
18:30 horas Assembleia Geral
20:30 horas Jantar: Hotel da Quinta das Pratas

30.04.2008

09:30 horas - Visita – “Se não viajam, se não saem, se não vêem mundo esta gente…!” Almeida Garrett
13:30 horas- Almoço
Museu
15:00 horas - Conclusões
Encerramento - “Eram dadas cinco da tarde, a calma declinava; montávamos a cavalo, e
cortávamos por entre os viçosos pâmpanos que são a glória e a beleza
do Cartaxo;” Almeida Garrett

Fonte. Museu Rural e do Vinho do Cartaxo

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Aportei ao seu blogue na sequência de uma busca para ver se descobria o nome do navio a vapor em que D. PEDRO IV chegou à Terceira em Março de 1832. Isto devido a um livro que estou a escrever sobre a Navegação de Passageiros do Açores.
Gostei do seu blogue, como gosto especialmente dos Açores. E Angra é um espaço mágico, um dos lugares onde me sinto melhor, apesar de as visitas serem sempre breves.
Fiz uma ligação ao seu blog no meu BLOGUE DOS NAVIOS E DO MAR e voltarei como visitante.

LUÍS MIGUEL CORREIA

victor disse...

Esta primeira iniciativa que juntará as instituições museológicas da península ibérica virá, seguramente, reforçar a importância da temática do vinho, logo merecendo primazia de destaque o território e seus valores culturais, muito dele com especificidades únicas.
É sabido que hoje a museologia de temática vitivinícola, não só se afirmou com mérito própria pela simbólica da causa que abarca e pelos resultados daí resultantes, hoje em franco crescimento por tudo o que a envolve. Na nossa situação territorial, o caso do BISCOITOS é singular, porque efectivamente produz o melhor Verdelho da região, porque inserido nessa emblemática paisagem que goza de particular atributos climatéricos, factores que enaltece essa qualidade, o distinguem e o personalizam. Assim, mais do que as intenções muitas vezes alimentadas em discursos de circunstância, importará implementar no imediato e sem quaisquer dúvidas ou receios, acções no terreno, com vista à sua efectiva e activa salvaguarda. Essas dinâmicas que hoje se sente em Espanha devem assim ser apreendidas por nós, porque matéria-prima possui, restando-nos dela ocupar, saibamos pois aplicar esse conhecimento e consequentemente o desenvolvimento no nosso território.
Tivemos á bem pouco tempo na Ilha Terceira e no concelho da Praia da Vitória a realização do II Simpósio das Confrarias Báquicas e Gastronómicas de Portugal, numa organização da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, que contou com a colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória, que parece estar e despertar para a realidade de possuir um território valioso grande de tradições, que urge dinamizar onde a cultura da vinha assume preponderância relevante que, e se juntarmos o facto de possuir o complexo museológico de maior visitação na região, estarão assim reunidos os condimentos para o sucesso de uma iniciativa destas, factor que deverá merecer por essa via, como um bom exemplo, o criar-se as sinergias necessárias, de forma a potenciar e de se estabelecer franca e enérgica parceria, com vista à sua valorização, porque ambas as instituições estão preocupadas com a salvaguarda dos saberes e da riqueza ambiental que lhes é afecta.
Esta iniciativa, que agora se dá destaque, neste I Congresso Ibérico dos Museus do Vinho, decorre no âmbito da Festa do Vinho no concelho do Cartaxo, numa organização do Museu Rural e do Vinho, já na sua 20ª Edição, onde o município desde muito sedo abraçou a defesa, a divulgação e valorização da cultura da vinha e do vinho, no seu concelho, pelo que a Praia da Vitória deverá seguir-lhe o trilho, lucrando pela elevação dessa medida, numa missão que lhe cabe também pela inerência da gestão do seu território.

Victor Cardoso
victorsmuseum@hotmail.com