sexta-feira, 18 de abril de 2008

Monumento a D. Pedro IV nos Açores


No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, trazemos hoje "A Memória" a D. Pedro IV sobranceira à cidade de Angra do Heroísmo, Património Mundial.

Comemorando a vinda de S.M. o Senhor D. Pedro IV, erigiu – se -lhe um monumento no antigo Castelo de São Luiz, a primeira fortaleza da ilha Terceira, construído em 1496 por Pedro Annes Rebello, provedor das fortificações, e de que foi primeiro alcaide – mor o capitão do donatário João Vaz Corte-Real.

O castelo de São Luiz, que no fim do século XVII se denominava de São Cristóvão e em 1819 forte de São Luiz, passou a ter o nome de Praça de D. Pedro IV, em 3 de Março de 1845.

As obras preparatórias para a construção do monumento começaram em 19 de Maio de 1844, tendo antes o conselheiro José Silvestre Ribeiro, governador do distrito, nomeado uma comissão, presidida pelo 1.º visconde de Bruges que angariou donativos para a obra.

Em 3 de Março de 1845 teve lugar a cerimónia do lançamento da primeira pedra que foi aquela em que sua majestade primeiro pôs os pés ao desembarcar naquela cidade de Angra.

A festa foi soleníssima. Depois de vários discursos, colocou-se no fundo do alicerce um cofre de bronze feito de moedas fundidas e cunhadas naquela ilha Terceira e postas em circulação em 1829, onde se lançaram várias moedas da época e a seguinte inscrição comemorativa daquele solene acontecimento.

A D. Pedro O Grande

Duque de Bragança

A Câmara d´Angra do Heroísmo

em nome dos povos do distrito

em testemunho

de gratidão e saudade

3 - Março-1845

O monumento foi visitado em 31 de Outubro de 1858 por S.M.El-Rei o Senhor D. Luiz, então Infante, e em 1901 por SS. MM. o Senhor D. Carlos I e Senhora D. Amélia.

Joaquim Barbosa

Sem comentários: