quinta-feira, 17 de abril de 2008

Tarte de Uvas

RECEITA

Preparam-se 300 gramas de farinha peneirada, 200 gramas de manteiga dos Açores, 200 gramas de açúcar, quatro ovos, uma pitada de sal e uma pequena colher de aguardente velha.
Com uma colher de pau, batem-se numa terrina o açúcar, as gemas dos ovos, a aguardente velha e o sal, até que a mistura se torne branca e muito espumosa. então, junta-se a manteiga, meio derretida e continua-se a bater tudo. Incorpora-se em seguida a farinha e por último as claras de ovos muito batidas.
Numa forma de tarte, de bordas baixas, depois de untada, forra-se com a massa. No fundo da torteira, põe-se uma folha de papel untada de manteiga e sobre esta se estende uma camada de feijões secos, cujo peso impede que a massa inche, Coloca-se a tarte no forno, a calor moderado, durante uns 20 a 30 minutos. Decorridos os quais deve a pasta ficar cozida, o que se verifica espetando-lhe um garfo para ver se esta não sai húmida.
Retirada a forma do forno, tira-se-lhe a folha de papel com os feijões e guarda-se a tarte, ainda quente, com as uvas preparadas do seguinte modo:
Preparam-se 500 gramas de uvas sem grainhas e maduras. faz-se um xarope bem espesso com açúcar e água, quando pela cocção prolongada se tenha tornado espessa, deitam-se-lhe as uvas aos poucos. Quando estas principiarem a enrugar-se, retiram-se e depois de ter guarnecido a tarte com elas, submete-se tudo ao calor do forno, por mais 10 minutos.
Por outro lado, reduz-se o xarope por ebulição, verte-se sobre as uvas e polvilham-se estas ainda com açúcar.
Este doce serve-se frio.
Eloísa Toledo

Sem comentários: