Ontem de manhã a Vereadora da Cultura, Dr.ª Luísa Brasil, recebeu no Salão Nobre dos Paços do Concelho a Comitiva de Diplomatas da América do Sul a Angra do Heroísmo, inserida na visita oficial aos Açores, organizada pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina.
Na sessão solene de cumprimentos quer o Presidente do Instituto, Dr. Paulo Neves, quer o Decano dos Embaixadores presentes, o Embaixador da Argentina Jorge Faurie, demonstraram o seu agrado por estar presentes em Angra do Heroísmo evocando a sua importância histórica que reuniu o novo mundo à Europa. O Embaixador Jorge Faurie fez referência às riquezas que, vindas da América, engrandeceram a Europa e, nomeadamente Angra do Heroísmo, “bem patente na riqueza desta magnífico Salão Nobre”, esperando agora, que seja a vez da Europa auxiliar o desenvolvimento da América do Sul.
Luísa Brasil, por seu turno, deu as boas-vindas a toda a comitiva, em nome do senhor Presidente, saudando a iniciativa do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina. Após a troca de presentes a autarca ofereceu um Biscoitos de Honra e um passeio a pé, guiado por Jácome de Bruges Bettencourt, pela cidade de Angra, que terminou na Sé Catedral.
Após a audiência e almoço com o senhor Representante da República para os Açores, o programa da Câmara Municipal foi retomado com um passeio à ilha.
A visita oficial ao Açores teve iniciou-se anteontem, na Horta e prossegue hoje em Ponta Delgada. A comitiva é composta pelo Presidente do Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina, Dr. Paulo Neves, pelo Embaixador da Argentina, Jorge Faurie e senhora Marta Faurie, pelo Embaixador do México, Maurício Toussaint e Embaixatriz, pela Embaixadora do Panamá, Minerva Lara Batista, pelo Embaixador do Uruguai, Gaston Lasarte e Embaixatriz, pela Embaixadora do Peru, Luzmila Zanabria, pela Embaixadora da República Dominicana, Ana Reynoso Abud, pelo Embaixador da Colômbia, Fuad Char Abdala e Embaixatriz e pelo Ministro João Mendes Pereira e senhora, do Brasil.
Nos Biscoitos, no complexo da Casa Agrícola Brum Lda. a presente comitiva foi recebida pela família promotora dos afamados vinhos “Donatário”, “Da Resistência” e licorosos “Chico Maria”, que ofereceu provas aos Diplomatas em visita. Paralelamente, apreciaram o Museu do Vinho dos Brum e a Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos onde foram recebidos pelo seu Grão-mestre Jácome de Bruges Bettencourt que é também Cônsul Honorário da República de Cabo Verde nos Açores.
A Comitiva de Diplomatas Sul-Americanos, durante a sua estada na Ilha Terceira, foi acompanhada pelas simpáticas Doutoras Sandra Bessa e Patrícia Arruda.
A Comitiva de Diplomatas Sul-Americanos, durante a sua estada na Ilha Terceira, foi acompanhada pelas simpáticas Doutoras Sandra Bessa e Patrícia Arruda.
Na sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos o seu Grão-mestre, Jácome de Bruges Bettencourt, recebeu a Comitiva. Tendo na ocasião explicado quais os objectivos daquela associação afirmando com humor que"(...) muitas pessoas e entidades confundem a Confraria com a Casa Agrícola Brum Lda., por ignorância, chegando ao ponto de julgarem tratar-se de uma produtora/engarrafadora de vinhos" e acrescentou "o mesmo acontece entre a Adega Cooperativa dos Biscoitos C.R.L. e a Casa Agrícola Brum Lda., e o seu Museu, pensam que se trata de uma só instituição". O Grão-mestre da Confraria do Verdelho dos Biscoitos ofereceu a todos um exemplar da Revista "Verdelho"editada por esta associação enófila açoriana.
No pátio da sede da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos o
Grão-mestre com a Comitiva de diplomatas Sul-Americanos.
Grão-mestre com a Comitiva de diplomatas Sul-Americanos.
A.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário