sábado, 29 de novembro de 2008

Malefícios do Álcool e Benefícios do Vinho

Por: Daniel Serrão*

Três afirmações radicais:

1-Quando se tem sede, deve beber-se água 1-2 litros por dia.
2-Quem quer embebedar-se deve beber bebidas alcoólicas, destiladas, os spirits...
3-O vinho não é bebida alcoólica, é uma bebida complexa, muito rica de componentes entre eles, o álcool.
Não é uma bebida alcoólica, é uma bebida com álcool.
Porque se bebe vinho desde a mais remota antiguidade?
Porque desde cedo se acreditou que era benéfico para a saúde e nos séculos XVI, XVII e XVIII entrava na composição de medicamentos de uso externo e interno, receitados pelos médicos e preparados nas oficinas farmacêuticas.
A farmacologia moderna eliminou-o até Masquelier e os produtos antioxidantes de origem vegetal como Vit.C, Vit. E e proancianidinas.
Exaustivamente estudados na sua composição, os vinhos têm mais de cinco dezenas de componentes quimicamente inverificáveis, parte dos quais, com acção antioxidante em sistemas biológicos.
Pela sua composição química o vinho deve ser considerado um Alimento, bom para a saúde e, como qualquer alimento, deve ser ingerido com moderação.
Que provas temos do efeito benéfico do vinho para a saúde?
Uma prova Empírica e uma Cientifica.
Empírica: O Paradoxo Francês e a Dieta Mediterrânica.
Cientifica: Estudos Epidemiológicos casos- controle, horizontais.
O estudo Dinamarquês e do de Harvard, nos E.U.A.
Beber moderadamente é não ultrapassar por dia 750ml de um vinho de 12º, 12.5º e nunca, mas nunca beber vinho fora das refeições porque se tem sede e calor.
Quem não cumpre esta regra, corre o sério risco de adoecer do fígado, do cérebro e de caminhar para o alcoolismo crónico ou álcool – dependência que é o maior problema de saúde e social do nosso País, causador de muito sofrimento no alcoólico e na sua família.
Que propostas tem a LASVIN? Proibir? Não! Educar.
Educar na Família pelo exemplo, na Escola pelo conhecimento. Divulgar os resultados e realizar estudos. Educar os Jovens a apreciarem o vinho como alimento de grande qualidade, protege-os de se tornar alcoólico e de se deixar seduzir pelos álcool-shots – bebidas alcoólicas de 35-40ª disfarçadas com corantes e açúcar.
O vinho é um maravilhoso produto natural que merece ser apreciado e respeitado. È benéfico para a saúde usado toda a vida, desde o fim da adolescência até à morte sempre com moderação. É sinal de inteligência e cultura.


*Professor Catedrático da Universidade do Porto
Professor do Curso de Mestrado da faculdade de Medicina e Professor de Medicina Legal da Faculdade Direito da Universidade Católica do Porto.
Presidente do Conselho Cientifico e Cultural da LASVIN -Liga dos Amigos do Vinho, da Saúde e Nutrição

In Boletim da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, nº5 -2000

Sem comentários: