terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Sideração nas vinhas dos Biscoitos (Açores)

Depois da virada (surriba), de que ontem fizemos referência, segue-se a plantação do bacelo ou porta-enxertos, na freguesia dos Biscoitos (ilha Terceira) denominado de cavalo ou resistente por resistir à filoxera.
A sideração não é mais do que a adubação verde de leguminosas, no caso das vinhas biscoitenses o tremoço. O "resistente" é geralmente plantado, sempre que possível, do lado norte do covacho ou caldeira, ficando a futura enxertia mais abrigada e dando assim mais espaço de terra para "enterrar o tremoço".
O tremoço era arrancado à mão, colocado em cima da calçada da vinha e uma vez aberta a cova era lá colocado. Com a "enxada da covas" o tremoço era ajeitado para melhor ser coberto com terra.
Durante os meses de Maio e Junho, era frequente os viticultores dos Biscoitos utilizarem algas (plantas marinhas) que é um precioso fertilizante. Só era colocado depois de bem curtido.

Fonte: Boletim da Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos-Ilha Terceira - Açores- Ano VIII - Nº 8 - página 39- Sideração- Texto e fotos:Do Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum Lda.



Sem comentários: