quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

José Orlando Bretão

Estudioso do Teatro Popular Terceirense

Aquele que maior contribuição deu ao estudo do fenómeno terceirense que são as Danças e Bailinhos de Entrudo, apesar de já ter partido, há anos, é sempre lembrado quando chega a época do Carnaval.
Sem dúvida que José Orlando Bretão, foi quem deu o maior contributo para o seu estudo, verdadeiramente cientifico, técnico e histórico. E, igualmente quem mais divulgou esta forma de teatro popular, junto das maiores autoridades nacionais do teatro que desconheciam a força, valor e interesse desta manifestação cultural da ilha Terceira, nos Açores.


Pena que a obra que projectou, de 5 ou 6 volumes tenha ficado por 2. Já não é a primeira vez que tal acontece.
É ver-se o que aconteceu com uma outra obra excepcional, ofícios antigos subsistentes nas Ilhas dos Açores, do Dr. Franz - Paul de Almeida Langhans, que até andou perdida por tipografias.
Qualquer destes, notáveis, autores deixaram-nos generosamente estas obras, pelo que, não cumprir os seus desígnios será uma vergonha, ainda mais quando se constata, quantas obras foram editadas com dinheiros públicos e pagos direitos aos seus autores.
Assim, entendemos, numa altura propícia em que lembramos homens como José Orlando Bretão, que se deve cumprir os seus desejos e instruções que deixou.

J.B.B.

Sem comentários: