sábado, 7 de março de 2009

UMA GOTA DE HISTÓRIA

Reclames Carnavalescos publicados na imprensa em Pelotas -RS- Brasil em janeiro de 1898

"Neste vasto salão Orpheu, onde o progresso das cousas chegou ao ponto de offerecer as amáveis orpheas, um salão devidamente decorado como este, devido ao bom gosto do Janjoca. Para esperar os manifestantes do querido Deus Momo; é um céu aberto dansar: O tango da Mulata, valsa Sobre as Ondas, e a polka dos Jagunços, em fuga quadrilha orfeu e brasileira, que paralisa com moscas e mosquitos, o salto flecha por baixo. Temos uma grande ária, bem iluminada em forma de bosque, para os dias de carnaval, onde o pobre Diabo se verá em apuros com a freguezia. Com pouco dinheiro irão ao Orfeu. Este estará aberto durante os dias de carnaval, onde poderão chegar os clubs e mascaras avulsos, para servir em tudo que necessita; para isso além de um enorme salão, mais uma sala particular.
Ao Orpheu! Ao Orpheu!
Rua General Osório esquina rua 3 de Fevereiro.
Entradas para homem 1$500.
Para damas grátis.

O director,
Coxo Diabo"

Para a publicação do primeiro reclame foi necessária nova leitura, sua forma geral e sua grafia foram mantidas. O segundo reclame esta em sua forma original.

Material seleccionado no acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, para a coluna semanal mantida pela instituição em jornal local.

Organizadora: professora Maria Roselaine da Cunha Santos membro do IHGPel.

Sem comentários: