domingo, 8 de março de 2009

Comandante Carvalho Abreu nos Biscoitos

O Vice-Almirante João da Cruz de Carvalho Abreu, Comandante Operacional dos Açores, que se encontra de visita a entidades civis e militares na ilha Terceira, esteve ontem no Museu do Vinho dos Biscoitos da Casa Agrícola Brum Lda. Acompanha-o o Tenente Pedro Chaves Martins Januário, Oficial Ajudante de Campo, natural de Beja.
Durante a estada no território “Da Resistência” o Vice-Almirante Carvalho Abreu, referiu estar ligado à antiga cultura por laços familiares. Aliás, grande conhecedor da mãe de todas as industrias, a vitivinicultura.

O Vice-Almirante João da Cruz de Carvalho Abreu nasceu em Bragança em 24 de Novembro de 1951. Ingressou na Escola Naval em 1969, tendo sido promovido a Guarda-marinha em 01 de Outubro de 1973. Embarcado desempenhou as funções de Oficial Imediato dos N.R.P. "Santa Cruz" e N.R.P. "Velas", de Chefe de Serviço de Navegação dos N.R.P." Comandante Sacadura Cabral" e N.R.P. "João Coutinho". Após a especialização em Electrotecnia foi Chefe de Serviço do N.R.P. "João Roby". Comandou três unidades navais, o draga-minas "Rosário", a corveta " Baptista de Andrade" e a fragata "Álvares Cabral". Durante o comando do N.R.P." Baptista de Andrade" efectuou comissões na Região Autónoma dos Açores e participou em vários exercícios nacionais e NATO, entre os quais a operação "Sharp Vigilance", no Adriático e a operação "Cruzeiro do Sul", no Atlântico Sul. No comando do N.R.P. "Álvares Cabral" participou em vários exercícios nacionais e internacionais, salientando-se a integração na STANAVFORLANT e a participação na EUROMARFOR. Em terra foi instrutor no Centro de Instrução de Minas e Contra Medidas e na Escola de Electrotecnia, professor de Electrotecnia na Escola Naval, serviu no Estado-Maior da Armada e foi adjunto militar de Marinha no Gabinete do Almirante Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Como Capitão-de-mar-e-guerra foi Director do Centro de Instrução de Táctica Naval e Chefe do Centro de Guerra Electrónica. Na NATO, exerceu funções de chefia no Supremo Comando Aliado do Atlântico (SACLANT) e no Supremo Comando Aliado da Transformação (SACT), em Norfolk, EUA. Durante a sua carreira frequentou diversos cursos, destacando-se entre outros, uma pós-graduação em Estratégia (1986/1988) no ISCSP, o Curso Superior Naval de Guerra, o "Naval Staff Course", nos Estados Unidos da América, o "NATO European Security Course", na Alemanha, o "Maritime Tactical Course", no Reino Unido e o "Global Security Challenges", em Itália. Como Contra-almirante comandou o Corpo de Fuzileiros. Promovido a Vice-almirante em 10 de Setembro de 2008, exerce as funções de Comandante Operacional dos Açores desde 31 de Outubro de 2008. Foi louvado por diversas vezes, tendo sido agraciado com as seguintes condecorações: Medalha de Serviços Distintos - Prata (3), Medalha de Mérito Militar 1ª e 2ª classe, Medalha da Cruz Naval 2ª classe (2), Medalha de Comportamento Exemplar Ouro, e Medalha da UEO (FY).
Fonte: EMGFA

1 comentário:

Joaquim disse...

BOA NOITE SENHOR ALMIRANTE, TIVE O PRAZER DE O CONHECER, E SERVIR SOB AS SUAS ORDENS, NO "NRP SANTA CRUZ",EFECTUANDO VÁRIOS EXERCÍCIOS DE ROCEGA DE MINAS EM FRENTE Á COSTA DE CAPARICA E LINHA DE CASCAIS, ESTAVA TAMBÉM A BORDO QUANDO DO 25 DE ABRIL DE 1974, E NESSE MESMO ANO, QUANDO NOS DIRIGIA-MOS PARA O SUL DE FRANÇA (TOULON)PARA EXERCICIOS COM OS FRANCÊSES, APANHAMOS AQUELE TEMPORAL NO GOLFO DE BARCELONA QUE NOS OBRIGOU A ARRIBAR A PALMA DE MAIORCA.PASSADOS TODOS ESTES ANOS, E AGORA QUE TOMEI CONHECIMENTO DE TÃO ALTO CARGO QUE VOSSA EXCELÊNCIA ACABA DE ASSUMIR, RESTA-ME ATRAVÉS DESTE PEQUENO COMENTÁRIO DESEJAR-LHE AS MELHORES FELICITAÇÕES. UM BEM HAJA
VIVA A MARINHA.......
(MEU MAIL:mares.joaquim@gmail.com)