quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Dia de Todos-os-Santos

Nos Biscoitos ainda se canta ao pedir Pão-por-Deus...

Ontem já andavam, em casa, agitados e, esta noite, dormiram menos. Era preciso acordar cedo e reunir-se aos amigos para ir pedir Pão-por-Deus!
Hoje é dia de alegria para todas as crianças que, por ser Dia de Todos-os-Santos, não irão às aulas mas sobretudo para aquelas que, continuando a tradição de seus antepassados, "vão pedir Pão-por-Deus".
Manhã cedo, por canadas e estradas, lá vão eles, em bando de passarinhos, levando, nas mais ou menos minúsculas asas, a alegre saquita, algumas vezes feita de retalhos de uma vida nem sempre tão colorida como os pedaços de tecidos com os quais foi confeccionada.
Sempre chilreando lá vão de porta em porta acordar os mais dorminhocos:
- Pão-por-Deus...
Regressarão já cansados e com as saquitas mais pesadas.
Todos juntos, contarão as castanhas, os trocos, os rebuçados e outras guloseimas e, aqueles a quem lhes foi ensinada a cantilena do Pão-por-Deus (e já não são muitos...) ainda dobrarão a gargalhada contando as vezes que cantaram « soca vermelha, soca rajada» por não lhes terem dado nada...
Nos Biscoitos, a norte da Ilha Terceira, ainda acontece raros grupos fazerem ouvir alguns acordes da tradicional cantilena, muito embora já nem sempre a cantem na integra e aconteça alterarem-lhe ligeiramente a musicalidade.
A tradição poderá já não ser o que era mas bom seria que não deixássemos morrer os nossos usos e costumes porque são património da humanidade.
Confiemos nas crianças que hoje pediram Pão- por- Deus!
Nandaria

Cantilena do Pão-por-Deus
Pão-por-Dês...
Que nos dê Dês
Uma esmolinha p'ro m'or Dês
Por alma dos defuntos de Vossemecês...
.
Soca Vermelha
Soca rajada
Tranca no
A quem não dá nada.

1 comentário:

Bagos disse...

Estamos em crer que a tradicional cantilena do Pão-por-Deus, que ainda hoje se ouve pelas portas de Biscoitos, é originária e exclusive desta freguesia uma vez que nas localidades vizinhas é desconhecida por miúdos e graúdos. Aliás, apenas com a característica pronúncia da freguesia “Dês” pode rimar com “vossemecês”.


“Soca Vermelha
Soca rajada
Tranca no cú
A quem não dá nada”, canta-se no entanto por toda a Ilha.