sexta-feira, 22 de julho de 2011

Procissão de Nossa Senhora do Carmo (3)


"Também é da tradição, vinda do século passado, elementos da Guarda Nacional Republicana transportarem o andor de Nossa Senhora do Carmo. Enquanto membros da Cruz Vermelha levam o Palio. Irmãos do Senhor dos Passos acompanham.



Os Irmãos Terceiros da Ordem do Carmo, muitos deles já de idade avançada, ladeiam o andor de Nossa Senhora do Carmo. Enquanto Irmãos da Ordem Franciscana Secular se fazem representar, bem como a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, Escuteiros e fiéis que se incorporam.


Embora, sem os magotes de gente, que descia das freguesias rurais até ao largo Prior do Crato, trazendo merenda para passar o dia de Nossa Senhora do Carmo na Cidade. Mesmo assim, muitos participam nas celebrações, que, ao longo do dia, ocorrem na Igreja do Colégio, belo legado da presença dos Jesuítas, que, no passado, ajudaram a formar gerações de letrados, nesta Cidade de Angra, que se reclama da Cultura.


Ocasião propícia, não apenas de celebrarmos a Solenidade de Nossa Senhora do Carmo, também chamada do Escapulário. Mas reflectirmos sobre as diversas manifestações religiosas, que ao longo dos tempos ocorrem nesta nossa cidade e que têm persistido graças à perseverança de alguns, que merecem o respeito de toda a Comunidade.”

In A União de 13 de Julho de 2011, por Francisco Dolores


A Procissão de Nossa Senhora do Carmo em 2010

Sem comentários: