terça-feira, 5 de julho de 2011

Tourada à corda na Rua Longa

Integrada nas festividades da Freguesia de S. Pedro dos Biscoitos realizou-se ontem a tradicional tourada à corda na Rua Longa.

"(...) Como todos sabem o culto do Senhor Espírito Santo por todas as Ilhas data de muitos anos e nele sempre incluíram festas religiosas, bodos e touradas à corda. Naturalmente, que podemos concluir que as touradas à corda tivessem chegado à Ilha Terceira pelos seus colonos, que julgo ribatejanos. (,,,)."
 “ (…) E lá vai o foguete para ar! Aviso à navegação, que o toiro vai sair da gaiola. Altivo, imponente, dá entrada no arraial, com uma corda amarrada ao pescoço, pronto a impor com a sua bravura, o receio dos que dele se abeiram. Os mais atrevidos ou destemidos pisam-lhes os terrenos e com milimétricos “quiebros” ganham-lhe a “cara”. Os toiros são seguros pelos pastores que usam uma camisola branca (com as iniciais da casa que servem), calça preta, chapéu de aba larga e sapato branco de sola de borracha. Antigamente ostentavam “barreta de borlota” feita no tear e nos pés calçavam “alpercatas”. 

(…) O toiro corre o arraial de ponta a ponta. Alguns espectadores mais engraçados, de repente gritam: - olha o toiro! E os mais distraídos e medrosos, sem olharem, partem em correria louca, até que se apercebem que é boato e com sorriso amarelo lá interrompem a fugida. Outras vezes é mesmo verdade e lá vão todos em magote, caminho abaixo, pensando no salve-se quem puder. Enfim, é um espectáculo animado, cheio de vida e de cor. (…)”  In Ricardo Jorge – “Tourada à Corda” - 1995





- Eh molhé, queres tu ver que os “nossos”homes foram apanhados pelo "5º toiro"!?

1 comentário:

carlos disse...

ola' Luis, nao sei se ja' te agradeci as fotos dos toiros, quero que saibas que gostei, obrigado outra vez, Carlos