domingo, 17 de julho de 2011

Tons do Sul (2)


No dia 14 de Julho pp realizou-se o lançamento do livro Tons do Sul perante uma assistência que lotou a Sala dos Reservados da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo. 

 O apresentador, Dr. Marcolino Candeias, iniciou a sua exposição por um exercício de reflexão centrado sobre as questões da representação na arte do real apreendido pelo artista e em particular pelo Poeta, citando Pessoa, Herberto Hélder e Tolentino Mendonça, com vista a realçar no processo criativo de Leocádia Regalo uma progressão do eu poético, que, neste seu quarto livro, atinge um esplendor e uma abertura expressiva que a autora não havia ousado em livros anteriores.

Ilustrou a exposição com a leitura de alguns poemas de Tons do Sul, neles se apoiando para enfatizar a sua leitura da obra e a ideia de que a autora, neste livro, parte de uma interpretação do real muito interiorizada para, depois, assumir uma atitude de mais rasgada abertura.

 Daqui, conforme explicou o apresentador, resulta uma atitude que se expressa pela adesão e por um certo deslumbramento sincero de Leocádia Regalo perante expressões do real fortes e intensas, que poeticamente se traduzem pela rendição do eu poético à beleza e à intensidade que a vida lhe propicia em outras tonalidades e em cores mais quentes perante as quais, em maturado domínio da arte poética, a autora respondeu com encantamento.

 A Dr.ª Leocádia Regalo, visivelmente emocionada, iniciando a sua intervenção e agradecendo à audiência, entre a qual se encontravam numerosos amigos, familiares e algumas figuras do meio literário e intelectual.

 A autora, Leocádia Regalo, dirigindo-se à assistência e falando do seu livro e do seu processo criativo.

 Aspecto geral da sessão, no momento em que Joana Rodrigues, sobrinha neta da autora, recita o poema «A Árvore».


No final da apresentação de Tons do Sul, a Dr.ª Valdeci Purim declamando o poema final do livro «Ipê Amarelo», um belo poema, carregado de grande força e simbolismo.

Continua

Sem comentários: