terça-feira, 26 de julho de 2011

Igreja Matriz de São Pedro dos Biscoitos


Em 1561 foi criada a “Paroquial de São Pedro do Porto da Cruz” ou do “Senhor São Pedro dos Biscoitos do Porto das Cruz”.

A primeira Igreja situava-se na “Zona da Caparica”, no sítio das Igrejinhas, onde existem algumas paredes e pedras desse templo…
A 2ª Igreja foi construída no Bairro de S. Pedro, datada na frontaria de 1672, serviu a Comunidade Paroquial até 1980.

No altar-mor salientava-se um Cristo do século XVI, em madeira de cedro, ladeado pelas esculturas de S. Pedro e S. Paulo, saídas do atelier Soares de Oliveira, do Porto. Nos altares laterais sobressaiam as esculturas do Coração de Jesus, entre as de S. Sebastião e a da Imaculada Conceição, esta do mesmo artista portuense, que custou 179$000réis fracos, provenientes de esmolas dos moradores da paróquia no ano noventa do século XIX. (Vid. Pedro de Merelim, in Freguesias da Praia); A Virgem de Fátima, a meio das de Santo Antão e de Santo Amaro, com a excepção da da Senhora do Rosário da Serra do Aires, todas as demais ali existiam já no início do século XX. Os dois sinos existentes na torre datam de 1906 e de 1958 e foram fundidos em oficina portuense (Vid. Alfredo Sampaio, in Memórias sobre a Ilha Terceira, 1904, p. 300).


“Antiquíssimas as Confrarias do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Conceição, como certifica o Livro das Alfaias de 1788-1866, que ainda inventariaria as pratas, roupas e frontais do altar-mor, da Sacristia e da Fábrica Menor. Desse valioso recheio, apenas situamos na Sacristia três peças: uma naveta, com prato e colher, e um turíbulo, ambos do século XVIII, aquela de muito boa oficina, mas sem contraste de prata, do século XVII.” (Pedro de Merelim - Freguesias da Praia 1982.

“Tempo houve que nesta paroquial se festejou S. Gerardo do Magel. Esta celebração não teria dia fixado, nem levaria a efeito anualmente, mas só quando promovida por qualquer devoto, cumprindo promessa formulada em hora de aflição e dor. A imagem existe na igreja velha de São Pedro, adquirida a expensas de um grupo de bordadeiras, julgamos que no tempo do vigário João Maria de Andrade.” (Vid. Pedro de Merelim, Freguesias da Praia).

Esta Igreja foi reconstruída depois do sismo de 80, que de certo modo é a terceira Igreja.

Esta tinha um altar em madeira e Ambão mas, ao fazer-se um novo Altar de uma única pedra e Ambão do mesmo material, foi possível dedicar a Matriz de São Pedro com ritual próprio no dia 6 de Março de 2011, por Sua Excelência Reverendíssima Senhor D. António de Sousa Braga, Bispo de Angra, com grande participação da população.

Sem comentários: