quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

UNICOL com Mérito Municipal

“A UNICOL é uma união de 23 cooperativas, sendo 22 associadas da ilha terceira e uma da ilha Graciosa, tem sede na Vinha Brava, freguesia da Conceição, com instalações distribuídas por três concelhos que são a sua área geográfica de influência directa: Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e santa Cruz da graciosa.
A UNICOL desenvolve um leque de actividades variadas, nomeadamente: Recolha de Leite, comercialização de produtos lácteos, fabrico de rações, comercialização de factores de produção, comercialização de gado para abate, serviço de assistência veterinária, serviço de inseminação artificial.
A UNICOL detém participações no capital social da PRONICOL (49%), que opera na área da transformação do leite e da UNIDAP (50%), que procede à desmancha e embalamento de carne de bovinos.
Emprega 155 trabalhadores e as suas participadas empregam 225 pessoas. Se adicionarmos os 950 produtores de leite, atinge-se um volume de 1330 empregos directos, o que faz dela uma das empresas de maior impacto social não só na Ilha mas em toda a Região.
A UNICOL facturou, em 2005, 53,7 milhões de euros, o que a coloca entre as 7 maiores empresas da Região Autónoma dos Açores, pelo critério de volume vendas.
Dentro do sector Cooperativo a UNICOL é a 13ª Organização a nível nacional, sendo a 5ª maior cooperativa se considerarmos somente aquelas que se juntam no sector agrícola.

Em termos regionais a UNICOL é a maior cooperativa dos Açores.

Possui instalações e processos de gestão e de organização modernos e dinâmicos e á a prova da capacidade empreendedora dos nossos agricultores, potenciada pela cooperação entre os seus diversos elementos.

Deste modo pela importância da actividade que desempenhou pela sua contribuição para o desenvolvimento do Concelho de Angra do Heroísmo e tendo em conta a celebração do seu 60ª aniversário será atribuída a Medalha de Mérito, na categoria de Mérito Industrial”.

Sem comentários: