domingo, 7 de dezembro de 2008

S. Mateus quer homenagear o Professor "Barata"

Muito justamente, a junta de Freguesia de S. Mateus da Calheta propôs à Câmara municipal de Angra do Heroísmo e à sua Comissão de Toponímia a atribuição do nome do professor Fernando da Silva de Sousa “Barata” para um novo arruamento do lugar da canada de Entre Muros, novo loteamento pertença da Família Guilherme Carvalhal.
Por este docente, merecer tal homenagem aqui registamos parte da sua biografia:

"Fernando da Silva de Sousa “Barata” era natural da freguesia da Matriz da Horta, ilha do Faial, onde nasceu a 20 de Novembro de 1928, era filho de Raul de Sousa também conhecido por “professor Barata” e de Maria Augusta da silva de Sousa. Foi casado com D. Alda Maria da Conceição Rosa de Sousa.
Depois de fazer a Instrução Primária na escola da Matriz, em 1943 ingressou no Liceu da horta, onde viria a concluir o Curso Geral, em 1949.
Chamado a prestar serviço militar, realizou em Tavira, o curso de Sargentos Milicianos. A seguir, matriculou-se na Escola do Magistério Primário da Horta, onde concluiu o respectivo curso em 1953.
Terminado o curso, ficou na Horta a trabalhar como professor agregado, sem estabilidade assegurada. Assim, tendo em vista efectivar-se em Setembro de 1956 rumou à ilha da Flores, onde foi colocado na Vila das Lajes como professor oficial do Ensino Primário.
A pedido da Direcção Escolar da Horta, passou ainda a acumular o cargo de delegado Escolar do concelho, cargo que viria a ser extensivo ao concelho de Santa Cruz da Flores onde também se fazia sentir a falta de professores qualificados.
Levou consigo para além de uma excelente vocação para o ensino, alguma experiência, quer no ensino primário, quer no ensino secundário como explicador particular do 1º Ciclo dos Liceus.
Nesse tempo nos Açores apenas existiam Liceus ou Ensino Secundário Oficial nas cidades de Ponta Delgada, de Angra do Heroísmo e da Horta.
Para além da particularidade de não existir nas Flores, poucos haviam sido os jovens florentinos que até então haviam frequentado mais que o ensino Primário, quer por dificuldades económicas e financeiras dos pais, quer por falta de confiança dos mesmos nas capacidades dos filhos.
Com a sua chagada à ilha das Flores, tudo acabaria por mudar no sistema do ensino da Ilha. Como era competente e exigente para consigo próprio, foi também exigente para com os outros, nomeadamente com colegas e alunos. O seu profissionalismo, a sua capacidade de trabalho e de disciplina, por vezes exercida com alguma dureza, acabaria por vir a projectar-se em valiosíssimo contributo para o futuro de muitos jovens florentinos.
O início das suas aulas para o Ensino Secundário, a nível particular teve lugar no ano lectivo de 1956/57, através das quais preparou para exame de admissão ao Liceu um grupo de crianças florentinas.
Seguiram-se então outros grupos preparados com a mesma qualidade, quer nas frequências do 1º ano, quer para o exame do 2º ano a realizar na cidade da Horta.
Enquanto esteve nas Flores os seus alunos atingiram as melhores classificações do Liceu da Horta.
Em 1961 decide deixar as Flores e fixar-se em Angra do Heroísmo. Vai leccionar para a freguesia de São Mateus da Calheta conseguindo manter um nível de ensino semelhante ao das Flores durante mais três décadas.
Em Angra do Heroísmo foi também animador pedagógico e manteve durante vários anos o exercício de explicações ou aulas do Ensino Secundário privado, bem como preparação de alunos ao exame de admissão ao Magistério Primário.
Não obstante o seu sistema de ensino não ter merecido opiniões favoráveis de todos, face ao rigor, à disciplina e a certa contundência que o mesmo por vezes era exercido, a todos os níveis, até privado, continha o mérito de ser realizado com grande honestidade e competência, exemplos estes que muitos dos seus alunos seguiram.
Por outro lado, o seu humanismo, apesar de alternar por vezes com momentos irascíveis de natureza passageira, reflectiu-se sempre nas suas actividades, estando sempre pronto a ajudar quem necessitasse.
Aposentou-se em 1992, ocupando o seu tempo com a prática de jogos, nomeadamente damas e dominó, jogos, estes que devido à sua elevada qualidade lhe proporcionaram a realização de provas em representações nacionais efectuadas em Lisboa, onde se classificou como um dos melhores jogadores do País.
Depois de ter passado por vários problemas de origem cardíaca faleceu a 28 de Janeiro de 2007 em Angra do Heroísmo onde residia".

Fonte: Comissão de Toponímia do Município Angrense
Foto: Diogo Silva

Sem comentários: