sábado, 13 de dezembro de 2008

Arremedilhos dos tempos

A experiência conseguiu que se achasse a diversidade dos tempos, ou das suas temperaturas, imaginando-se um ano superficial, que deve começar no dia de Santa Luzia (13 de Dezembro) e findar a 23 do mesmo: como for o tempo neste período, assim correrá pelo ano adiante (chuva, frio, calor, ou vento, etc.).
Os antigos mais experientes procediam da seguinte maneira: começavam a observação à meia-noite em ponto do dia 12 para 13, e daqui até às 6 horas da manhã tomavam pela 1ª semana do mês de Janeiro; daqui até ao meio-dia, pela 2ª semana; desta às 6 horas da tarde, pela 3ª semana; e até à meia-noite pela 4ª (última) semana do mês.
O dia 14 representa assim o mês de Fevereiro. 15 Março; 16 Abril; 17 Maio; 18 Junho; 19 Julho; 20 Agosto; 21 Setembro; 22 Outubro e 23 Novembro.
Contados como se contou o mês de Janeiro, isto é, representando uma semana cada 6 horas, é melhor escrever em apontamentos para tomar lembrança as mudanças e aspectos que o tempo ou atmosfera nos for mostrando em todas as horas. Deste arremeda se poderá saber os tempos a esperar em cada mês do próximo ano e também em relação aos alimentos e à saúde pública...

Sem comentários: