quarta-feira, 29 de junho de 2011

“Molarinho” – um exímio tocador de viola


 (04.08.1928-29.05.2011)

Celestino Gonçalves do Couto “Molarinho” nasceu na Caparica, freguesia dos Biscoitos, concelho de Praia da Vitória, tendo sido um exímio tocador da Viola da Terra

Começou a dedilhar a Viola da Terra aos 14 anos de idade nos Biscoitos abrilhantando vários terços e funções do Espírito Santo. Saiu em muitas danças e bailinhos pelo Carnaval, assim como comédias, incluindo algumas da Vila de S Sebastião e Fonte do Bastardo. Exerceu a profissão de taxista emigrando em 1973 para os Estados Unidos, regressando à Ilha Terceira em 1986.

Leccionou Viola da Terra na freguesia do Porto Martins onde manteve residência durante alguns anos. Vários jovens beneficiaram do seu conhecimento e hoje são bons tocadores, incluindo a única neta que reside em Acushnet Ma, que, com gosto, mantém viva a tradição terceirense através da Viola da Terra e das Danças de Carnaval, sendo mestra de danças de pandeiro e de varinha. 


Celestino “Molarinho” tocou com Francisco Ceguinho, e acompanhou à viola, em várias cantorias, famosos cantadores/improvisadores como o Charrua, a Turlu, o Vital, o Retornado, o José Eliseu, entre outros. 
Foi um dos homenageados durante as Danças de Carnaval em 2008. 

Este ilustre biscoitense esteve, também, presente em vários programas radiofónicos nomeadamente do Rádio Clube de Angra.

Celestino Gonçalves do Couto “Molarinho” faleceu no passado dia 29 de Maio na freguesia do Porto Martins, concelho de Praia da Vitória. 

Sem comentários: