domingo, 8 de maio de 2011

Império do Espírito Santo


Popularmente conhecido por Triato (trilogia: Padre, Filho e Espírito Santo) o Império é o local onde se venera o Espírito Santo, nomeadamente a Coroa e a Bandeira. Tendo como objectivo a distribuição de esmolas em louvor ao Divino.

Os Impérios são irmandades que se regem por estatutos próprios, ficando cada irmão obrigado ao pagamento de uma anuidade.


“Depois de haver edificado em Alenquer uma egreja ao E. S., no primeiro ano em que se fez a solenidade da coroação do Imperador, e com todo o luzimento, não só se chamou a nobreza para tomar parte neste Império, que ela tão piedosamente acabava de erigir(…)”
In História da Vida de Santa Isabel, a pp. 145, da autoria do Bispo D. Fernão Correia de Lacerda.


“Nestas Ilhas a devoção dos fidalgos pelo Espírito Santo, passou ao povo, democratizando-se. Mas a tarefa era grande demais para um só e exigia o esforço de vários. Para levar a cabo as populações dos diversos lugares e freguesias associaram-se, cada qual entre si, concorrendo com o seu óbolo, para que as festas do Espírito Santo em nada desmerecessem das dos fidalgos. Aqui e ali, fora de qualquer acção da Igreja, ergueram-se os impérios, espécies de capelas onde se colocam as coroas.” (…)


Sem comentários: