domingo, 3 de maio de 2009

SUL DO BRASIL

Até o século XVIII esta porção do Brasil era habitada pelos indígenas Tapes e Minuanos, os Jesuítas que habitavam as margens do Rio Uruguai catequizaram os indígenas para suas reduções. O gado vacum e cavalar, trazido pelos jesuítas, espalhou-se mais tarde por todo o Rio Grande do Sul. José da Silva Paes funda, a partir de 1737, o forte Jesus, Maria, José e na seqüência outros para a banda oriental.
Borges Fortes (CASAES-1932, p.146) cita como vindos para o Rio Grande de São Pedro, até junho 1754, o número de 278 casais de ilhéus. Ivone Leda do Amaral e Alda Maria de Moraes Jaccottet apresentam dados minuciosos sobre os casais que entraram no extremo sul do Brasil e de onde procederam com base nos registros de nascimento, casamento e óbitos. (Amaral e Jaccottet-2000).
A linha de penetração foi originariamente (1750) esta: Rio Grande, Capela Grande de Viamão... mais tarde Porto Alegre (César-1980).
A mobilidade do povo açoriano serviu para que diversos núcleos de famílias fossem sendo implantados em território brasileiro, acreditamos ser este o caso do Boqueirão, por estar situado no caminho da linha de penetração dos ilhéus, povoador do Sul do Brasil.

SÃO LOURENÇO DO SUL situa-se no Extremo Sul do Brasil no Estado do Rio Grande do Sul. Sua área é de 2053 Km² distribuídos em oito distritos. Possui um contingente populacional em torno de oito mil habitantes, dos quais 45% encontram-se na zona rural e 55% na zona urbana.
HISTÓRICO – A origem de São Lourenço remonta ao século XVIII quando a Coroa Portuguesa distribui sesmarias de terras a militares que haviam se destacado nas guerras contra os espanhóis. No ano de 1786, El Rei de Portugal, em carta régia doa ao açoriano Capitão de Dragões José Cardoso de Gusmão, uma sesmaria de terras, na encosta dos Tapes.
BOQUEIRÃO (1º Distrito) – É a mais antiga povoação do município, situada na zona em que as terras de fazenda da planície costeira da Laguna dos Patos se encontram com a Serra dos Tapes, nas chamadas “terras altas”, distante 15 km do núcleo urbano. População entre 600 a 700 habitantes. Em 1807 Simão Soares da Silva com a ajuda de alguns moradores ergueu uma capela dedicada a Nossa Senhora Conceição do Boqueirão. Em 1850 já registrava 500 moradores. Foi sede do município até o ano de 1890.

Fotos:Maria Roselaine da Cunha Santos

A Vila do Boqueirão é a herança inegável da presença dos açorianos neste chamado berço de colonização germânica, que ocorreu a partir de 1858 com a sociedade colonizadora entre José de Oliveira Guimarães e Jacob Rheingantz. Juntos fundaram a colônia de São Lourenço na serra dos Tapes, cujos limites iam a 25 km, na margem direita da Laguna dos Patos (Porto de São Lourenço). A freguesia do Boqueirão até esta data era o mais importante reduto populacional de São Lourenço do Sul. Nada mais existia aqui que possuísse alguma representatividade demográfica. (Scholl, 1985).


Maria Roselaine da Cunha Santos
Professora Especialista em Geografia do Brasil
Membro da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul
Do Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas.

Sem comentários: