quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Missa de sufrágio na Sé Catedral no encerramento do 1º Centenário do Regicídio

Por solicitação da Real Associação da Ilha Terceira Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Angra digna-se presidir a um Solene Pontifical na sua Sé Catedral, no próximo dia 1 de Fevereiro de 2009 (domingo), pelas 18:00 horas, por ocasião do encerramento das comemorações do 1º centenário do Regicídio.
Esta Solene Eucaristia será concelebrada pelo Rev.mo Dr. Vasco da Silva Castro Parreira, Presidente da Assembleia Geral desta Real Associação, pelo Rev.mo Dr. João Maria Borges da Costa de Sousa Mendes, Presidente da Direcção e por diversos Sacerdotes associados.
Ao perfazerem-se 101 anos dos trágicos acontecimentos do Terreiro do Paço em que foi barbaramente assassinado o então Chefe de Estado da Monarquia Portuguesa, esta Solene Eucaristia será de sufrágio pelas almas de Sua Majestade o Rei Dom Carlos, de seu filho o Príncipe Real Dom Luís Filipe e todos os que faleceram na sequência daquele fatídico acontecimento.
Digna-se estar presente nesta Solene Eucaristia S. Ex.ª o Sr. Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, bem como representações da Soberana e Militar Ordem de Malta, da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, das Santas Casas da Misericórdia de Angra e da Praia, das Ordens Terceiras Franciscana e Carmelita, das Irmandades do Santíssimo da Sé, de Santa Cruz e Passos e de Nª Sª da Conceição.
O Coro da Sé Catedral, sob a direcção do Dr. Duarte Rosa, irá cantar, durante a liturgia, a “Missa Brevis” da autoria de Sua Majestade o Rei D. Pedro IV, bisavô de Sua Majestade o Rei D. Carlos.
A Missa Brevis de D. Pedro IV é composta por três partes: Kyrios, Sanctus – com o respectivo Benedictus – e Agnus Dei. Trata-se de uma pequena e singela obra polifónica a quatro vozes mistas, de leitura vertical, sem virtuosismos contrapontísticos, cujo tema se repete em todas as partes.

Fonte: Direcção da Real Associação da Ilha Terceira

Sem comentários: