sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Portugal Vinhos Cultura e Tradição

Enciclopédia do Circulo dos Leitores



Trabalho notável dum conhecido "expert"na matéria, José A. Salvador jornalista com longa carreira profissional, inclusivamente com missões nos países lusófonos, sobretudo em Cabo Verde e Guiné - Bissau, tendo dirigido a ANOP neste último país onde aliás foi correspondente da BBC. Entre inúmeros títulos em que tem colaborado figura o Semanário Expresso.
Foi aí que iniciou, com êxito as suas crónicas de vinhos, entre 1986 e 1988. Em O Jornal, entre 1988 e 1992 dirigiu o Suplemento mensal "Jornal de Vinhos" e "Jornal de Mesa".
Em 1992 ingressou na SIC onde se manteve uma década, distinguindo-se na cobertura jornalística de temas culturais, realizando mais de duas centenas de roteiros semanais sobre gastronomia e vinhos.
No ano de 2003 realizou uma série de 50 roteiros de Portugal, para a R.T.P. sobre vinhos, gastronomia e património nacionais, transmitidos em quatro em quatro canais de televisão.
Actualmente é colaborador da "Visão" com uma crónica semanal sobre vinhos, desde 2001.
Entretanto, publica 13 roteiros anuais dos vinhos portugueses e 4 roteiros gastronómicos para nunca mais parar de escrever livros e álbuns sobre Vinhos, editados pelo "Público", "Edições Fragmentos", "Livros Cotovia", Apontamentos, etc.
Paralelamente, publica outras obras, de que destaco o álbum "Cabo Verde" - Viagem pela História das Ilhas, de parceria com o escritor cabo-verdiano Germano Almeida, da "Edições Caminho". Recebeu vários prémios.
Porém, agora José Salvador, dá estampa pelo Circulo dos Leitores uma enciclopédia em seis volumes, com rotas dos vinhos portugueses. Um trabalho quase exaustivo e criterioso, em que não faltam imagens ilustrativas.
O livro que insere os Açores dedica a esta Região, da página 128 à 151 e da 184 à 187. Inclui boas fotos de "currais" de vinha do Pico, "Curraletas" de vinha nos Biscoitos, da Ilha Terceira, para além de outras imagens alusivas aos textos, não esquecendo o historial do vinho no geral e o das três regiões vitivinícolas açorianas.
Claro que é dada grande evidência à casta Verdelho pela importância que teve e tem, assim como o Terrantez da Terceira.
Em relação à Ilha Terceira, é de realçar o destaque dado à Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos, Casa Agrícola Brum Lda. e ao seu Museu do Vinho (Biscoitos) e Revista Verdelho, o que não deixa de ter importância.
José A. Salvador, na Rota dos Vinhos dos Açores - As vinhas nascidas dos vulcões, os vinhos nascidos do mar, socorre-se de textos de Jácome de Bruges Bettencourt, José Henrique Pires Borges, Maria Clara Bettencourt Vasconcelos, Victor Rui Dores, Natália Correia e outros.
Para aqueles que gostam de saber alguma coisa dos vinhos dos Açores aconselhamos esta obra.
J.B.B.

Sem comentários: